Bonsai: Conheça o seu significado espiritual

28/01/2021

O Bonsai, aquela linda arvorezinha milenar japonesa que você já conhece. Mas você sabia que ela carrega uma série de significados espirituais? É isso mesmo, confira agora com a Giuliana Flores todo o simbolismo atribuído ao significado do bonsais.

O significado do Bonsai

Em tradução livre do idioma japonês, Bonsai significa árvore de bandeja ou árvore de vaso. Ou seja, é uma árvore que tem o seu tamanho diminuído e que cabe em um pequeno vasinho. Mas não fica só nisso. Elas têm um significado muito mais amplo.

O Bonsai como símbolo do universo

Nas culturas orientais, as árvores têm como principal característica simbolizar uma relação única entre o homem e a natureza, que juntos são um elemento só no universo. Nesse sentido, os bonsais representam o eixo do mundo e a jornada do homem em busca por suas origens, representadas pelas raízes do Bonsai.

O símbolo de entendimento do mundo

A técnica de miniaturização das árvores que deu origem aos bonsais surgiu com monges chineses há milhares de anos. Segundo eles, o homem sábio não precisa conhecer todo o mundo para ser dono dele. Basta apenas focar a sua visão naquilo que o circunda, como uma representação em miniatura do mundo para entender o seu lugar nele.

 

significado do bonsai

Bonsais são arvores que carregam um forte significado espiritual

O significado do Bonsai como caminho interior

Se para os chineses, a criação dos bonsais tinha ligação com as relações do homem com a natureza à sua volta, para os japoneses o significado dessa arvorezinha tem a ver com a meditação e o encontro da própria essência do ser humano.

No idioma japonês, a árvore em miniatura é chamada de bonsai-do. O “do” acrescido no final do nome original da árvore significa algo como trajeto, direção e caminho. E simboliza o encontro do homem consigo mesmo, com o seu verdadeiro “eu”.

O significado do Bonsai no Taoísmo

O Taoísmo atribui um duplo sentido aos Bonsais. O primeiro significado é o Wabi, que representa viver de uma maneira simples, com humildade. O segundo é Sabi, que simboliza o charme que a pessoa adquire durante a vida. Incrível, não é mesmo?

O bonsai como significado espiritual da vida

Além dos significados acima, o formato do Bonsai também traz um significado espiritual. De acordo com sabedoria oriental, a forma da arvorezinha simboliza da relação do homem com a divindade. Sendo que suas pontas representam a terra, o homem e o Deus de cada um. Bonito, não é mesmo?

Depois de saber tudo sobre o significado espiritual dos bonsais, ficou com vontade de ter uma flor plantada em casa? Visite a coleção exclusiva da Giuliana Flores.

Conheça o significado de outros tipos de flores no Blog da Giu! Está incrível!

 

 

 

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>