Conheça as Bromélias: Plantas Fortes e Resistentes

9/01/2017

As bromélias são da família das bromeliáceas e são plantas típicas de um dos ecossistemas mais ricos do planeta: a Mata Atlântica. A maioria das mais de três mil espécies conhecidas é nativa das Américas. Curiosamente, as bromélias vêm da mesma família do abacaxi. A sua aparência é, de fato, a da fruta tropical, só que toda colorida.

Bromélias

Créditos da Imagem: Pixabay

Na cultura popular, as bromélias são plantas hospedeiras, ou epífitas, que vivem de tirar o sustento de outras plantas. Mas nada estaria mais longe da verdade: apesar dessas plantas realmente se apoiarem ou parecerem se apoiar em outras, elas apenas buscam um pouco mais de luz e ventilação, sem se comportarem como parasitas. A prova disso é que algumas espécies são terrestres, e usam pedras para alcançarem maior luminosidade.

Saiba mais sobre essa planta exótica

As bromélias encantam com a sua beleza exótica. Suas flores crescem nos galhos da árvore, e quase não possuem caule. Suas flores são conhecidas pela sua beleza e variedade de cores. Suas pétalas têm um aspecto de lâminas, como se fossem as espinhas do abacaxi, e podem florir em tons de azul, roxo, laranja ou vermelho.

Bromélias

Créditos da Imagem: Pixabay

Uma única árvore pode conter mais de 500 bromélias de cada vez. Elas podem durar de dois a três meses, e costumam aparecer somente uma vez por ano, durante o inverno. A sua adaptabilidade é um dos seus grandes atrativos na decoração de ambientes: elas são consideradas perfeitas para o cultivo dentro de casa ou em outros ambientes fechados.

Como cuidar de bromélias

Alguns especialistas afirmam que, mesmo sendo uma planta resistente, é preciso ter alguns cuidados especiais para cuidar da bromélia. As suas pétalas podem acumular uma grande quantidade de água, que por sua vez pode servir de habitat para uma série de espécies animais. Algumas delas podem ser nocivas ao homem, transmitindo doenças graves como a malária ou a dengue. Para evitar que as bromélias atraiam esses bichinhos, é recomendado secar as flores e usar inseticidas de teor mais fraco, porque essas plantas são sensíveis a estes químicos e podem não resistir à sua ação.

Bromélias

Créditos da Imagem: Pixabay

 

Agora que você já conhece as bromélias, sabe como cuidar delas e pode ter uma em sua casa! Gosta de flores e plantas? Continue acompanhando o blog e confira em nosso site lindos arranjos de diferentes tipos de flores!

Você também vai gostar de:

  1. Reprodução de Plantas: Conheça o Método Alporquia
  2. Flores Hidropônicas: Saiba Como Cultivar

 

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

5 Comentários para “Conheça as Bromélias: Plantas Fortes e Resistentes”

  1. Izabel ferreira dos santos

    Amo blomelias e gostaria muito de saber como curtiva-la, pra fica toa linda como as suas!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>