Mês do Leitor – Por que as Rosas Exalam Perfume?

4/03/2016

As rosas são as flores mais românticas que existem e também estão na lista das mais cheirosas. Com perfume inebriante e que varia de acordo com a sua cor, são matérias primas constantes nos boticários e fábricas de essências diversas. Esses são motivos de sobra para despertar a curiosidade de alguns leitores do nosso blog sobre a origem dessa fragrância envolvente.

Se você está entre eles, então chegou a hora de saber por que as rosas exalam perfume!

As rosas exalam perfume que roubaram de ti 

Motivo para muitas poesias, as rosas exalam perfume que realmente hipnotiza e apaixona. Por isso, são as escolhas preferidas para presentear somente as pessoas mais queridas. O motivo pelo qual isso acontece justifica essas flores conquistarem tantos admiradores pelo olfato.

Assim como outras flores, as rosas exalam perfume para garantir a sua reprodução. Durante a evolução, as plantas também ganharam características que as tornaram mais aptas a sobreviverem e se propagarem e a habilidade de produzir essência foi uma delas.

Como são os órgãos reprodutores das plantas do tipo angiospermas, as flores produzem polén, grãos que deve entrar em contato com outra flor da mesma espécie para possibilitar sua reprodução. Para isso acontecer, elas contam com a ajuda de alguns tipos de insetos, como abelhas, mariposas e moscas, que são atraídos pelo seu perfume e cor.

Esses animais são chamados agentes polinizadores e quando pousam nas flores carregam em suas patas o pólen. Assim que pousam em outra flor, depositam a substância e a fecundam.

O perfume é produzido por tecidos glandulares ou osmóforos, localizados nas pétalas das flores ou em sua sépala. Essas glândulas soltam pequenas quantidades de óleos que evaporam com facilidade, sendo responsáveis pela aquela cheiro tão agradável.

Uma curiosidade é que nem todas as flores exalam perfume. Algumas espécies produzem odores fétidos, como carne podre, por exemplo, para atrair moscas que são os seus principais agentes polinizadores.

Agora que você já entendeu por que as rosas exalam perfume, fique atento a outros posts com curiosidades de leitores como tema. Quem sabe não pode ser a sua dúvida a próxima a ser respondida!

Você também vai gostar de: 

  1. Saiba como cultivar rosas em apartamento
  2. Para se encantar: conheça os tipos de rosas mais exuberantes
  3. Saiba tudo sobre rosas colombianas

 

 

 

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>