Saiba mais sobre as Azaleias

24/03/2016

Com formato apaixonante, as azaleias são uma das flores mais encantadoras que existem. Elas são nativas da China e Japão, mas foram melhoradas geneticamente na Holanda e Bélgica, resultando em uma variedade de cores, entre elas as incríveis mescladas.

As azaleias são consideradas as rainhas do inverno, sendo muito especiais por alegrar a estação em que a maioria das espécies está em repouso. Dessa forma, florescem principalmente entre abril e junho, quando as temperaturas estão mais baixas. Nesses períodos, é possível apreciar uma florada exuberante, em quantidades tão grandes que são capazes até de esconder a folhagem da planta.

Como cuidar das azaleias

As azaleias exigem cuidados especiais para conservarem-se belas e vistosas durante um longo período. No entanto, essas flores são rústicas e resistentes, suportando até mesmo condições adversas. Esse é um dos motivos que as fazem ser escolhas certeiras para adornar praças e ruas. Elas são, inclusive, consideradas a flor símbolo de São Paulo, por serem encontradas em vários cantos da maior cidade do país.

Ao cuidar de azaleia, você deve principalmente atentar quanto à quantidade e periodicidade das regas. As azaleias não devem receber água em excesso, porque tornam-se ambientes favoráveis para a proliferação de micro-organismos que as prejudicam. Você deve fazer isso sempre que verificar o solo muito ressecado, mas sem deixar acumular água sobre o prato. Uma vez por semana, mergulhe o vaso em um balde com água morna.

Atente-se para podar as flores murchas a planta periodicamente, garantindo a remoção de pétalas murchas e amareladas sempre que elas aparecer. Isso evitará a proliferação de doenças e ajudará na abertura de novos botões. Aliás, a falta de floração principalmente durante a estação em que isso costuma acontecer é sinal de que a planta precisa ser adubada. Faça isso uma vez por mês, com a seguinte mistura caseira: uma parte de farinha de ossos e uma parte de torta de mamona. Se quiser optar por um fertilizante industrializado, escolha os produtos ricos em fósforo. Nesse caso, peça ajuda a um especialista para encontrar aquele mais indicado para a espécie que você cultiva e o utilize seguindo as instruções do fabricante.

As azaleias não podem ser expostas dentro de casa, porque precisam de muita luz solar para se desenvolverem adequadamente. Por isso, é importante escolher um local bem fresco e iluminado para colocá-las. Se você não tiver um quintal ou outro cômodo ao ar livre, uma boa ideia é deixá-las perto ou no para-peito de janelas. Além disso, elas devem ser expostas direto aos raios solares pelo menos quatro horas por dia.

Você também vai gostar de: 

  1. Confira as melhores dicas de como cultivar azaleias
  2. Alegre os jardins durante o inverno com azaleias
  3. Conheça curiosidades e lendas sobre a azaleia

 

 

 

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>