Adubos – Saiba Como Escolher o Adubo Ideal para seu Jardim

31/05/2013

Para quem deseja ter um jardim em casa, é importante está atento aos cuidados de que as plantas e flores necessitam. Um dos itens essenciais para o cultivo é o adubo, responsável pelo desenvolvimento e durabilidade das plantas e flores. Por isso, é muito importante ficar atento na hora de comprar e aplicar o tipo de adubo mais recomendado para cada planta que será cultivada.

Adubos para plantas

Adubos para plantas

O adubo fornece aos vegetais os nutrientes necessários para que cresçam de forma saudável, e os componentes mais importantes são o nitrogênio, que contribui com a saúde e beleza das flores, o potássio, que promove resistência contra doenças, e o fósforo, responsável pelo crescimento das plantas. Na hora de comprar o adubo, é importante ficar atento à numeração presente na embalagem, que corresponde à quantidade desses nutrientes.

Tipos de adubos e como fazer a escolha correta

Para adquirir o adubo mais adequado, é preciso conhecer a necessidade de cada jardim, tanto em um ambiente maior quanto em pequenos vasos de flores para enfeitar a casa. Existem dois tipos de adubos: os líquidos e os granulares. Os líquidos são absorvidos mais rapidamente pelas plantas e, consequentemente, é necessário realizar a reposição com mais frequência. Já os granulares levam um tempo maior para ser absorvido e, após a aplicação, é preciso regar as plantas para ajudar na absorção dos nutrientes.

Utilizando o adubo em plantas

Utilizando o adubo em plantas

Os adubos podem ser classificados ainda em mineral, orgânico e químico. O adubo mineral está disponível em líquido, pó e granulado e é obtido por meio de extração mineral ou refino do petróleo. Também chamado de inorgânico, tem como maiores vantagens a rápida absorção pelas plantas e a composição química definida, a qual impede que seja aplicada uma quantidade excessiva de adubo.

O adubo orgânico, por sua vez, provém de resíduos vegetais ou animais e pode ser preparado de forma caseira, com elementos como cascas de verduras e frutas e esterco. Esse tipo é responsável por promover o desenvolvimento da flora microbiana, o que traz grande melhoria às condições do solo.

 

Ferramentas de jardinagem

Ferramentas de jardinagem

Já o adubo químico é feito com os nutrientes na quantidade necessária para o desenvolvimento das plantas e age de forma rápida. Além disso, esse adubo não produz odor, o que o torna uma ótima opção para quem vai cultivar plantas dentro de casa. Na hora da aplicação, é preciso ler com atenção as informações do fabricante a fim de que seja aplicada a quantidade correta.

Independentemente do tipo de adubo que for usado, é primordial estar atento à quantidade, visto que uma aplicação em excesso pode causar o efeito contrário nas plantas. Dessa forma, é essencial conhecer as necessidades das flores e ficar atento às instruções de uso presentes nos adubos comprados.

Cuidando do jardim

Cuidando do jardim

Imagens: blog.giacomelli.com.br, casaeimoveis.uol.com.br, rcfertil.com.br

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

7 Comentários para “Adubos – Saiba Como Escolher o Adubo Ideal para seu Jardim”

  1. neuza maria da silva

    Gostaria saber cuidar mais de plantas ,pois adoro florês, é mto lindo jardim florido
    , beleza pura,

    Responder
  2. arlene

    eu nunca vi tanta coisa linda como esse blog parabenssssssssssssss

    Responder
  3. rose rodrigues

    adoro rosas mais não concigo cultivalas moro na bahia e vejo muitas roseiras lindas chego ate a roubar umas mudinhas mais não vai a frente kkk…

    Responder
  4. Ricardo

    Eu gostei muito das informações, pois estou iniciando um jardim de flores fora e dentro de casa, e espero contar com informações importantes de pessoas experientes, obrigado!

    Responder
  5. Gostaria de saber como eliminar pulgões das plantas? Algo natural, de preferência.

    Obrigada,
    Ivone.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>