Dicas para Montar um Jardim de Flores

11/09/2017

Montar um jardim de flores em casa não requer o domínio de técnicas muito complexas e nem a contratação de um profissional. Com alguns cuidados fundamentais, é possível contar com um canto lindo desses mesmo em um espaço pequeno para relaxar e curtir a natureza sempre que quiser. Confira algumas dicas para você mesmo fazer o seu.

Planeje o seu jardim

Planeje-o-seu-jardim

imagem de: pixabay.com

O primeiro passo é encontrar o local apropriado para montar um jardim de flores na sua casa, que deve ser preferencialmente plano. Quintal e varanda são os mais indicados pela facilidade com que a água é drenada e porque contam com mais iluminação solar.

Se você é iniciante em jardinagem, a recomendação é investir primeiro em um espaço pequeno que demanda menos cuidado e expandi-lo aos poucos.

Escolha as espécies para montar seu jardim de flores

escolha-as-espécies-para-montar-seu-jardim-de-flores

imagem de: pixabay.com

Em seguida, você deve escolher as flores que deseja cultivar. Além do gosto pessoal, também é importante pesquisar as características das espécies. Verifique o período em que elas florescem, tipo de jardim, orçamento disponível e, principalmente, tempo que dispõe para a manutenção.

Outra informação importante é considerar se as plantas que deseja cultivar combinam entre si, não somente no sentido estético mas também se umas não influem no crescimento das outras.

Prepare o solo para receber as flores

prepare-o-solo-para-receber-as-flores

imagem de: pixabay.com

A preparação do solo é essencial para montar um jardim bonito em todos os detalhes, evitando o crescimento de ervas daninhas e raízes intrusas. Remexa a terra, aplique o adubo e depois alise-a para regar.

Delimite o cantinho com pedras e outros objetos, que além de deixá-lo mais bonito, ainda preveni que a terra escorra quando chover.

Plante as flores

plante-as-flores

imagem de: pixabay.com

Quando o solo estiver liso, aproveite para planejar os locais em que vai plantar as flores, de acordo com a sua cor e formato. O mais recomendado é dispô-las por ordem de tamanho, sendo as mais altas atrás, as médias no meio e as pequenas na frente.

Para plantá-las, siga as instruções da embalagem, caso tenha comprado sementes. Se estiverem envasada ou estacadas, faça um buraco no solo duas vezes maior que o tamanho do vaso e coloque uma camada de compostagem de adubo. Em seguida, encha-o com água e espere que a terra absorva tudo para colocar a planta e tampá-lo.

Decore seu jardim

decore-seu-jardim

imagem de: pixabay.com

Diversos acessórios podem ser usados para decorar o seu jardim, desde os mais tradicionais, como os vasos coloridos até os materiais reciclados como pneus, canos de PVC e bicicleta velha. Utilizar grama deixa o ambiente mais clean e elegante.

Cuide de seu jardim de flores

cuide-de-seu-jardim-de-flores

imagem de: pixabay.com

Depois de montar um jardim, você precisa reservar um tempo para mantê-lo sempre colorido e perfumado. Para isso, faça a limpeza do solo e regue as plantas todos os dias.

É importante verificar regularmente a presença de problemas, como pragas, e se as espécies estão se adaptando corretamente ao local para implantar melhorias.

Agora que você já sabe como montar um jardim de flores, confira as opções de flores plantadas da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Como evitar dengue no seu jardim
  2. Saiba como criar um jardim reciclável
  3. Decore seu jardim com flores e fontes

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>