Como Montar um Jardim em Apartamento

26/02/2018

Engana-se quem pensa ser impossível montar um jardim em apartamento. Com algumas técnicas e cuidados especiais, plantas de diversos tipos podem ser cultivadas em um cantinho antes desvalorizado, sendo, portanto, desnecessário dispor de um espaço muito grande.

Motivos para cultivar um jardim em apartamento

Os benefícios de cultivar plantas dentro de casa vão além de somente deixar o ambiente mais charmoso ou oferecer contato diário com a natureza. Tê-las por perto ajuda a melhorar a respiração, porque os vegetais aumentam a umidade do ar e produzem oxigênio, proporcionando bem-estar aos moradores.

jardim-em-apartamento-interno

Imagem de: pixabay.com

Como grande parte dos apartamentos fica em zona urbana, ter um jardim é uma ótima opção para diminuir os prejuízos da poluição à saúde.

Cultivar plantas também é uma terapia. Essa atividade proporciona momentos prazerosos a quem se dedica a ela. Além disso, o jardim pode receber fontes e assentos. Esses itens deixam o ambiente mais aconchegante e possibilitam mais paz aos moradores.

Dicas para cultivar um lindo jardim em apartamento

O primeiro passo para cultivar um jardim em apartamento é escolher o local apropriado. A varanda e a sala, por exemplo, são ótimas opções, pois geralmente possuem luz solar.

Feita a sua escolha, procure plantas que se adaptem ao lugar em que serão dispostas. Cuidado com o tamanho do vaso e evite arbustos e árvores muito grandes, porque precisam de espaços maiores e algumas espécies não permitem podas.

Confira como montar um jardim em apartamento

Imagem de: pixabay.com

A opção mais prática é utilizar vasos com esquema de escoamento de água adequado para garantir o desenvolvimento da planta sem comprometer o imóvel. No entanto, se quiser algo mais elaborado, pode contratar um profissional especializado em projetos paisagísticos. Essa alternativa vai evitar infiltrações de água, por exemplo.

Plantas mais recomendadas

Não desanime por não poder escolher árvores. Há diversas plantas indicadas para apartamento. Veja algumas delas:

  • samambaias;
  • ficus;
  • avencas;
  • renda portuguesa;
  • palmeiras.

Essas espécies são fáceis cultivar se adaptam facilmente a ambientes fechados. Já entre as flores, as opções para apartamento são:

Jardim vertical – alternativa para apartamentos menores

O jardim vertical é uma forma de cultivar plantas e otimizar o espaço ao mesmo tempo, sendo ideal para apartamentos menores. O melhor é que você mesmo pode criar a estrutura necessária utilizando materiais recicláveis.

Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática e levar todos os benefícios e beleza que as plantas têm a oferecer para dentro de seu apartamento.

Você também vai gostar de:

1. Flores Para Apartamento: Seu Cantinho Mais Bonito
2. Decore seu Jardim com Flores e Fontes
3. Plantas Para Ambientes Fechados e Escuros: Conheça-as!

 

Compartilhe este artigo

2 Comentários para “Como Montar um Jardim em Apartamento”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>