O Cultivo do Bonsai é uma Boa Terapia contra o Estresse Diário

30/11/2013

O Bonsai é uma arte oriental milenar, passada de geração para geração, que trabalha com a miniaturização e modelagem de árvores de forma harmoniosa e artística. A palavra Bonsai pode ser traduzida como “árvore na bandeja” e representa um hobby ligado intimamente à cultura de países como Japão e China, onde a natureza é tratada como objeto de meditação e busca de aprimoramento interior.

Bonsai

Bonsai

Para cultivar um Bonsai, você precisa ter muita paciência, apesar de essa atividade não exigir muito tempo. Esse tipo de cultivo é considerado uma terapia contra o estresse diário e exige poda constante para reproduzir fielmente as imperfeições provocadas pela própria natureza como galhos retorcidos pelo vento. Pela paciência com os cuidados do Bonsai, ele acaba sendo um presente perfeito para quem deseja distrair com a correria do dia a dia.

Escolha da planta

Para aprender a como cultivar Bonsai, o primeiro passo é a escolha da planta, que deve priorizar opções que tenham pequenos galhos, folhas e flores a fim de garantir uma melhor proporcionalidade e ilusão de escala. Dentre as principais sugestões, podemos citar a Azaléia, o Buxinho, a Jabuticabeira, a Mini-Romã e o Pinheiro-japonês, considerado por muitos a melhor alternativa.

A iluminação

Iluminação Bonsai

Iluminação Bonsai

A iluminação é um dos cuidados básicos e constitui um fator que interfere diretamente no crescimento da planta. Por isso, é importante posicionar o vaso em janelas e varandas para que o Bonsai possa pegar sol, além de girá-lo a cada dois ou três meses a fim de que não haja um desequilíbrio durante o seu desenvolvimento.

A rega e o adubo

Rega do Bonsai

Rega do Bonsai

Regar e adubar o Bonsai da maneira adequada é fundamental. Dessa forma, você deve usar sua observação para encontrar o equilíbrio adequado. O ato de regar a planta deve ser realizado preferencialmente no começo ou no final do dia, quando a temperatura é mais amena e a absorção da umidade é feita de forma mais adequada. Já a adubagem periódica é importantíssima, pois fornece os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento do seu Bonsai.

A poda

Poda do Bonsai

Poda do Bonsai

A poda é o grande e verdadeiro segredo de como cultivar essas miniaturas de árvores. Quando os ramos atingirem dez ou mais pares de folhas, procure reduzi-los para dois ou quatro pares a fim de permitir a entrada da luz do sol. Se você está utilizando arames para modelar os galhos, tome cuidado para que os fios não cortem o córtex da planta.

Erros comuns no cultivo do Bonsai

Bonsai de flores

Bonsai de flores

Os Bonsais são plantas delicadas e exigem alguns cuidados. Ao notar o surgimento de pragas como o pulgão, pulverize a planta com uma mistura de água e detergente neutro. Essa é uma solução caseira que pode ajudar a eliminar facilmente esse tipo de problema. Nunca utilize fungicidas, pois eles não são recomendados para plantas pequenas.

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

9 Comentários para “O Cultivo do Bonsai é uma Boa Terapia contra o Estresse Diário”

  1. luci do carmo alves

    Vou tentar produzir um Bonsai, acho lindo esta forma de planta.

    Responder
  2. marcia silva reis

    E maravilhozo de ver anatureza , e com muito cuidado.E a minha paixao flores.

    Responder
  3. FLOREZIL NASSER de CARVALHO

    QUERO FAZER UM BONSAI DE FRUTA E OUTRO DE FLORES,ACHO UMA VERDADEIRA PRECIOSIDADE….LINDO D+++++++++++++++

    Responder
  4. Anunciada Felix

    Eu gostaria de saber quais plantas são pra cultivar plantas dentro de casa, e como cultivalas.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>