O Cultivo do Bonsai é uma Boa Terapia contra o Estresse Diário

O Cultivo do Bonsai é uma Boa Terapia contra o Estresse Diário

Você sabia que o cultivo do Bonsai pode te ajudar a diminuir o estresse? Confira os principais cuidados que deve ter com essa planta e faça disso a sua terapia diária!

O cultivo do bonsai é uma arte oriental milenar, passada de geração para geração, que trabalha com a miniaturização e modelagem de árvores, tudo de forma harmoniosa e artística.

A palavra bonsai pode ser traduzida como “árvore na bandeja” e representa um hobby ligado intimamente à cultura de países como Japão e China, onde a natureza é tratada como objeto de meditação e busca de aprimoramento interior.

cultivo-do-bonsai-mini-arvore

Imagem de: pixabay.com

Terapia contra o estresse

Apesar do cultivo do bonsai não exigir muito tempo, ele demanda paciência, pois exige poda constante para reproduzir fielmente as imperfeições provocadas pela própria natureza, como galhos retorcidos pelo vento.

É por isso que cuidar dessa planta é considerada uma terapia contra o estresse diário. Por toda a paciência e os cuidados destinados aos bonsais, ele acaba sendo um presente perfeito para quem deseja se distrair da correria do dia a dia.

Se esse é o seu caso, veja algumas dicas de como iniciar essa espécie de terapia que é econômica e linda!

Escolha da planta

Para aprender a como cultivar bonsai, o primeiro passo é a escolha da planta, que deve priorizar opções com pequenos galhos, folhas e flores, a fim de garantir uma melhor proporcionalidade e ilusão de escala.

Entre as principais sugestões estão:

  • pássaro azul;
  • azaleia;
  • buxinho;
  • jabuticabeira;
  • mini-romã;
  • pinheiro-japonês (considerado por muitos a melhor alternativa).

Cuidados com a iluminação

A iluminação é um dos cuidados básicos e constitui um fator que interfere diretamente no crescimento da planta. Por isso, é importante posicionar o vaso das miniaturas de árvores sempre em janelas e varandas para que elas possam pegar sol.

Além disso, tome o cuidado de girá-lo a cada dois ou três meses para que não haja um desequilíbrio durante o seu desenvolvimento.

Dicas de rega e adubo

Regar e adubar o bonsai da maneira adequada é fundamental. Dessa forma, você deve usar sua atenção e observação para encontrar o equilíbrio. O ato de regar a planta deve ser realizado preferencialmente no começo ou no final do dia, quando a temperatura é mais amena e a absorção da umidade é feita de forma mais adequada.

A adubação periódica também é importantíssima, pois fornece os nutrientes necessários para deixar o bonsai forte e bonito. De modo geral, coloque adubo no início da primavera e do outono, épocas mais comuns de crescimento.

Poda correta

A poda é o grande e verdadeiro segredo de como cultivar o bonsai. Quando os ramos atingirem dez ou mais pares de folhas, procure reduzi-los para dois ou quatro pares a fim de permitir a entrada da luz do sol.

Se você está utilizando arames para modelar os galhos, tome cuidado para que os fios não cortem o córtex da planta.

Imagem de: pixabay.com

Imagem de: pixabay.com

Erro comum no cultivo do bonsai

Os bonsais são plantas delicadas que exigem cuidados minuciosos. E um dos erros mais comuns no cultivo dessa planta é o uso de fungicidas, que não são recomendados para espécies pequenas.

Ao notar o surgimento de pragas como o pulgão, por exemplo, pulverize a planta com uma mistura de água e detergente neutro. Essa é uma solução caseira que pode ajudar a eliminar facilmente esse tipo de problema.

Para encontrar outras dicas importantes sobre o Bonsai, continue navegando no blog da Giuliana Flores e aprenda muito mais!

Você também vai gostar de:

1. Dê um Toque Verde a sua Decoração com Bonsais
2. Presentear com Bonsai – Saiba Qual o Significado
3. Árvores Frutíferas em Vasos: Dicas de Como Cultivar

8 Comentário(s)

  1. luci do carmo alves disse:

    Vou tentar produzir um Bonsai, acho lindo esta forma de planta.

  2. Rosaneide disse:

    amo bonsai nunca consigo fazer um

  3. Cecilia nogueira disse:

    Onde eu posso comprar?

    1. Olá, Cecilia!

      Encontre as mais lindas flores, deliciosos chocolates e presentes, aqui:

      https://www.giulianaflores.com.br/

      Abraços!!

  4. marcia silva reis disse:

    E maravilhozo de ver anatureza , e com muito cuidado.E a minha paixao flores.

  5. FLOREZIL NASSER de CARVALHO disse:

    QUERO FAZER UM BONSAI DE FRUTA E OUTRO DE FLORES,ACHO UMA VERDADEIRA PRECIOSIDADE….LINDO D+++++++++++++++

  6. Anunciada Felix disse:

    Eu gostaria de saber quais plantas são pra cultivar plantas dentro de casa, e como cultivalas.

  7. nadyr neil disse:

    Acho muito lindo e delicado .De flores e frutas

Matérias relacionadas