Garrafas PETs como Opção de Sustentabilidade em Jardins

24/06/2013
Irrigação com garrafas Pet

Irrigação com garrafas Pet

Um dos grandes problemas enfrentados atualmente é o descarte incorreto de garrafas PETs. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), apesar de 57,1% desse tipo de embalagem já ser destinado à reciclagem, 100 mil toneladas ainda são descartadas no meio ambiente e demoram até 400 anos para decomporem-se. Esse descarte inadequado é um dos maiores responsáveis pelas enchentes nas cidades, devido ao entupimento de bueiros, e pela poluição de rios e mares.

Garrafa pet em jardim

Garrafa pet em jardim

Para amenizar esse problema, uma das melhores soluções de sustentabilidade é a reutilização das garrafas. É possível criar inúmeras peças criativas e diferenciadas com esse material, como roupas de malha PET, itens de decoração (vasos, cortinas, porta-objetos, porta-moedas etc.), luminárias e vasos.

Irrigação de jardim com garrafa pet

Irrigação de jardim com garrafa pet

Outra aplicação para esses produtos é na manutenção de jardins e vasos de plantas, por meio da criação de um sistema de gotejamento de água, o qual consiste em levar água de forma moderada e no tempo certo para o crescimento das plantas. Para fazer essa técnica, o primeiro passo é analisar o tamanho do jardim ou a quantidade de vasos de flores que será preciso irrigar. Depois, é necessário separar as garrafas PET e higienizar totalmente o seu interior. Feito isso, fure o centro da tampa do tamanho adequado para que a água seja distribuída de forma completa. Faça pequenos furos também no fundo da garrafa PET, para que o ar entre no recipiente e a água possa escoar para as plantas.

Sistemas de gotejamento de água com garrafa pet

Sistemas de gotejamento de água com garrafa pet

Terminados os furos, é preciso suspender a garrafa com um suporte, como um galho ou uma estaca na lateral, usando cola, fita ou arame para fixá-lo ao solo, próximo as raízes das plantas. Por fim, encha a PET com água e controle a intensidade de gotejamento pelos furos realizados, completando com água de acordo com a necessidade de cada tipo de planta. Outro processo comum é colocar, no furo da tampa, fios de soro hospitalar, com os quais o controle do gotejamento é ainda mais prático e preciso.

Garrafa pet em jardim

Garrafa pet em jardim

Além de contribuir com a reutilização de um material que seria descartado no meio ambiente e causaria vários danos, essa técnica é bem simples e econômica, já que pode ser feita utilizando apenas materiais caseiros e fáceis de encontrar, e evita o desperdício de água, pois a irrigação é realizada na medida certa, de maneira constante e moderada.

Imagens: vovodegargau.blogspot.com, quintaldicasa.blogspot.com, vidasustentavel.net

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

6 Comentários para “Garrafas PETs como Opção de Sustentabilidade em Jardins”

    • Amei as pessoas precisam entender que as coisas que não tem mais uso pode ser usado em alguma coisa

      Responder
  1. Ana de jesus costa gonçalves

    gostei das idéias,gostaria de receber mais informações no meu email.

    Responder
  2. rebeca

    gostaria de saber como vc faz para colocar os pet´s na parede..com plantas..

    Responder
  3. Edvalda silva de souza santos

    AMEI O QUE VI TENHO UM ESPAÇO GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA SUSTENTAR AS GARRAFAS PET NO MURRO VCS ESTÃO DE PARABENS.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>