Aprenda como cultivar callas com a Giuliana Flores

Aprenda como cultivar callas com a Giuliana Flores

Você já ouviu falar das callas? Elas são lindas e delicadas plantinhas que são perfeitas para decorar aquele cantinho da […]

Você já ouviu falar das callas? Elas são lindas e delicadas plantinhas que são perfeitas para decorar aquele cantinho da casa ou começar um jardinzinho na varanda, por exemplo. Venha com a Giuliana Flores aprenda como cultivar callas em casa. É muito simples.

Conheça as callas

As callas, também conhecidas como flor copo de leite, são plantas pequenas da mesma família dos lírios e dos antúrios. Elas são encontradas em diversas tonalidades de cores, que vão desde o amarelo até o lilás. O seu nome significa beleza e vem do idioma grego.

Sua principal característica são as flores e caule eretos, que podem medir entre até 1 metro de altura. Além disso, elas são plantas perenes, ou seja, florescem e vivem durante o ano inteiro e não apenas em uma estação.

O significado dos copos de leite

Os copos de leite na cor branca são flores muito usadas na constituição de buquês de noivas, pois tem o significado atrelado à pureza de sentimentos. Já as callas na cor rosa, por exemplo, são o presente perfeito para expressar sentimentos como admiração e carinho pela pessoa homenageada.

cultivar callas Plantado Amarelo

As callas amarelas são perfeitas para desejar felicidade e prosperidade.

Como cultivar callas

Cultivar callas é considerado simples. Se você deseja ter uma linda flor dessa decorando a varanda ou aquele jardim externo, você precisará se atentar a itens como estado do solo, rega, exposição à luz e manutenção por meio de podas. Confira cada um deles.

Exposição à luz

Esse é um item muito importante. Antes de começar a preparar o solo e o vasinho para a sua flor, você precisa escolher o melhor lugar para deixar a sua callas. Apesar dela se dar bem com a luz solar, o recomendado é que ela fique em locais com meia sombra ou exposição indireta à luz solar para não danificar suas flores.

Preparação do solo

O cultivo da callas pode ser feito tanto em um vasinho como diretamente em canteiros para quem tem espaço para um jardim. O solo que vai receber a planta precisa ser rico em proteínas e nutrientes. Por isso, o substrato deve ser, preferencialmente, preparado com terra argilosa e com muita matéria orgânica para suprir as necessidades da plantinha.

Importante: Se você optar por fazer o plantio em canteiros, o ideal é deixar um espaço de 20 centímetros entre uma muda e a outra. Assim você não prejudica o desenvolvimento da sua callas.

cultivar callas Plantado Vinho

As callas vermelhas são a expressão ideal da paixão

Faça a rega periódica da sua callas

Outra questão muito importante para manter a sua delicada callas saudável é fazer a rega correta do solo. Como a maioria das plantas, ela necessita de que o solo esteja sempre úmido para poder absorver os nutrientes necessários.

O mais indicado é fazer a rega da sua plantinha duas vezes por semana em época de temperaturas mais amenas e três vezes por semana nas estações de temperatura mais elevada. O que você precisa conferir sempre é o estado do solo. Se estiver seco, precisa de rega. Mas se estiver úmido, não precisa.

Lembre-se:  Nunca deixe o solo da sua callas encharcado. Ela não gosta e isso pode levar suas raízes a apodrecerem.

Cuidados com a poda

Faça a poda das folhas e flores secas sempre que elas aparecerem. Pois, além do aspecto feio, elas acabam roubando nutrientes das folhas que estão saudáveis. Por isso, a qualquer sinal de flores secas, basta fazer a poda para que sua florzinha continue crescendo com saúde e beleza.

A reprodução da callas

Para você que deseja fazer a reprodução dos copos de leite em casa, a melhor dica é aproveitar os rizomas dos bulbos após a floração. Qualquer pedaço da haste que estiver na terra pode ser usado para realizar o replantio das callas. Porém, não se esqueça de guardar o espaço necessário entre uma muda e outra. Afinal de contas, queremos que nossa florzinha cresça saudável, não é mesmo?

Você tem pets? Então tome cuidado

Apesar de toda a beleza de suas flores e cores, a callas é uma planta considerada tóxica. Ela contém oxalato de cálcio, que pode levar você ou o seu pet a ter sintomas como vômitos, diarreia e asfixia. Por isso, se você tiver animais de estimação em casa, cultivar callas não é recomendado.

Viu como é fácil cultivar lindas e delicadas callas em casa? Para mais dicas como essa, visite a seção de jardinagem do Blog da Giu! Está incrível.

Deu vontade de começar um jardinzinho? Então conheça a coleção exclusiva de flores plantadas da Giuliana Flores.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas