Árvore Ipê: Conheça Essa Espécie Encantadora

1/12/2016

Árvore ipê amarelo, rosa, roxo, branco… você certamente já deve ter avistado e se encantado por alguma delas, independentemente da região do Brasil em que resida. É que a espécie dá em todos os cantos do nosso país. Inclusive, o ipê-amarelo foi declarado como a flor símbolo nacional em 1961, pelo então presidente Jânio Quadros.  Vamos conhecer mais sobre ela?

Árvore Ipê - Amarelo

imagem de: http://www.remedio-caseiro.com/ipe-amarelo-propriedades-e-usos/

Principais características da árvore ipê

A árvore ipê é tão nacional que o seu próprio nome já denúncia as origens: no tupi, significa árvore cascuda. Mas seu nome não se mantém o mesmo em todas as regiões do Brasil: no norte, leste e nordeste, ela é conhecida como pau d’arco, termo que ficou de herança da cultura indígena, na qual a árvore era utilizada para fazer arco e flecha.  No Pantanal, a chamam de peúva (do tupi, árvore de casca) e em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás de ipeúna.

Árvore Ipê Branco

imagem de: pixabay.com

Existem aproximadamente dez espécies diferentes, cada qual apresentando uma tonalidade. Elas ocorrem principalmente em florestas tropicais, mas podem ser encontradas também no Cerrado e na Caatinga. As mais comuns são ipê-amarelo, comum em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná; ipê-roxo que é encontrado mais em regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, e o ipê-branco, presente no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todas pertencem à família das Bignoniáceas (a mesma do jacarandá) e ao gênero Tabebuia.  Elas crescem devagar e podem atingir até 30 metros de altura, mas a maioria mede de 7 a 15 metros.

Durante os séculos XVII e XVIII,  árvore ipê foi muito utilizada na construção de telhados de igreja devido à resistência e durabilidade de sua madeira, o que contribuiu para a conservação dessas construções. Até hoje, é muito utilizada como matéria-prima de construções civis e navais.

Quando o ipê desabrocha 

Em geral, o ipê desabrocha no inverno ou no começo da primavera. Quanto mais frio e seco estiver o clima, maior será a intensidade da sua floração. Assim que isso acontece, as sua folhas caem dos galhos. É que a árvore é da espécie caducifólia, tipos de plantas que se valem do processo de evaporação pelas folhas para não perder água.

Árvore Ipê-Rosa

imagem de: pixabay.com

Além de deixar os lugares em que são plantados mais coloridos, a árvore ipê atrai animais e insetos polinizadores, como beija-flores e borboletas. Um pedaço da natureza até mesmo em cidades grandes!

Você também vai gostar de: 

  1. Conheça Curiosidades e Lendas Sobre a Azaleia
  2. Baobá – Conheça Sua História e Suas Curiosidades
  3. Árvores Frutíferas em Vasos: Dicas De Como Cultivar

Compartilhe este artigo

2 Comentários para “Árvore Ipê: Conheça Essa Espécie Encantadora”

  1. Ronaldo Rufino

    Amo esta maravilhosa árvore, chamada Ipê!
    Acho todas as espécies lindas, em especial a Branca. Agora o meu preferido, é o Ipê Amarelo.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>