Conheça a História Da Flor Jacinto

17/10/2016
jacinto

imagem de: pixabay.com

Com fragrância intensa, beleza delicada e fácil cultivo, a flor jacinto dá aos jardins o toque final de formosura. É uma excelente opção para varandas, floreiras e para decorar a casa, já que são também coloridas e vistosas. Você sabia que, por trás dessa linda flor, existe uma lenda? Conheça a história da Flor Jacinto no post a seguir.

Apolo e Jacinto: o amor de deuses

Fruto do amor de Clio – uma das Musas de Esparta – e de um mortal, Jacinto era um jovem mortal espartano muito conhecido por sua beleza. Era forte, tinha o corpo atlético e musculoso, virtudes essas que logo chamaram a atenção de Apolo – Deus do Sol, filho de Zeus e da ninfa Leto. Apolo era apaixonado por Jacinto e estava sempre nos lugares em que Jacinto também estava.

A beleza de Jacinto era tão sedutora que também chamou a atenção de Zéfiro – um dos quatro ventos do oeste – e do Poeta Tamires. Jacinto conheceu os dois antes mesmo de conhecer Apolo, mas decidiu pelo amor de Apolo.

Sabendo que os dois cortejavam Jacinto, Apolo disse às musas que o Poeta Tamires estava se gabando por cantar melhor que elas. As musas, muito frustradas e raivosas, logo trataram de tirar a voz, visão e memória de Tamires, esse foi o fim do poeta.

Zéfiro conhecia os poderes de Apolo e ficava cada dia mais contrariado com a proximidade dos dois, cultivando dentro de si ódio e espírito de vingança.

O nascimento da flor Jacinto

flor-jacinto

imagem de: pixabay.com

Um belo dia, enquanto Apolo e Jacinto jogavam discos – Jacinto era excelente esportista –, Apolo lançou o disco de tal maneira que fez com que Jacinto se animasse para acompanhar o trajeto do objeto, tentando segurá-lo. Essa foi a oportunidade que Zéfiro encontrou para se vingar. Ele – Deus dos Ventos – ficou escondido entre as folhagens e segurou o disco em pleno voo e lançou-o contra Jacinto, atingindo sua testa, fazendo-o cair na mesma hora.

Apolo correu imediatamente para salvar o amado, mas Jacinto já estava morto. Com Jacinto em seus braços, Apolo chorava a dor da perda de um amor e se culpava pela morte de Jacinto. Enquanto chorava, prometia nunca se esquecer de seu amor, prometendo-lhe cantar uma lira como uma flor que renasceria em todas as primaveras. Dito isso, o sangue de Jacinto caiu no gramado e no mesmo instante nasceu uma bela flor de cor roxa.

A flor foi chamada de Jacinto e renasce toda primavera para relembrar a beleza e destino perdido do jovem.

Emocionante lenda mitológica, não é mesmo? Se você também se encantou com a beleza da flor Jacinto, não deixe de conferir outros tipos de flores na Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Prímula: Aprenda a Cultivar essa Flor Frágil e Bela
  2. Saiba Tudo sobre a Planta Celósia
  3. Comemore o Dia da Natureza com a Giuliana Flores

Compartilhe este artigo

Um comentário para “Conheça a História Da Flor Jacinto”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>