Prímula: Aprenda a Cultivar essa Flor Frágil e Bela

13/10/2016

Com relatos de aparecimento na América do Norte, as prímulas logo foram levadas para a Europa pelos colonizadores ingleses, de onde se disseminaram por todo o mundo. Suas pétalas de cores vibrantes as tornam ideais para a decoração de ambientes internos, como casas e jardins. Aprenda a cultivar a prímula e deixe o seu jardim muito mais charmoso!

primulas-giuliana-flores

imagem de: pixabay.com

Conheça a origem da Prímula

origem-primula

imagem de: pixabay.com

Em relação ao significado da flor, o nome prímula vem do latim primus, que significa “primeiro”. Tal referência é ligada à floração da planta, que ocorre no final do inverno, muito antes da maioria das outras espécies.

Na Inglaterra ela foi muito ligada à realeza, especialmente durante o período de governo da Rainha Vitória, o que atribuiu à prímula um significado sublime de beleza, delicadeza, pureza e bondade. As prímulas apresentam um leve perfume e contam com espécies que se apresentam em variadas cores, como branca, amarela, laranja, vermelha, roxa, violeta, entre outras, sendo o núcleo da planta geralmente amarelo.

Decoração com prímulas

Quando utilizada para decorações, deve-se atentar para não misturar as cores de prímulas aleatoriamente, para não perder a harmonia do arranjo. Como são plantas de porte baixo, medindo entre 20 e 30 centímetros de altura, elas também se adaptam muito bem aos vasos que, se colocados próximos a janelas, contribuem para a exuberância da planta, possibilitando a recepção de bastante luz.

Cuidados com a prímula

cuidados-primulas

imagem de: pixabay.com

A prímula é uma flor muito frágil que necessita de diversos cuidados ao ser cultivada, principalmente durante o seu manuseio. O cuidado na manipulação da planta é fundamental para uma maior durabilidade e preservação de sua beleza.

Uma das dicas mais importantes é não permitir o contato direto da prímula com os raios solares. As condições ideais para o cultivo são sob meia sombra, em um solo bastante fértil, drenável, constantemente úmido e, de preferência, enriquecido com matéria orgânica.

O clima preferido da planta é o temperado e subtropical, o que explica a necessidade da prímula de crescer em ambiente arejado e longe de ventos fortes. No entanto, o cultivo também é possível em locais mais quentes, o que torna seu desabrochar anual.

Curiosidades

Além de lindas flores de decoração, as prímulas também têm outras utilizações muito curiosas. Suas pétalas são comestíveis e apresentam um sabor adocicado e suave, incrementando refinados pratos culinários. Elas podem ser utilizadas também para fins medicinais, visto que têm poder para tratar stress e hiperatividade e para reduzir os efeitos da tensão pré-menstrual. Existem ainda indícios do poder da prímula para inibir o envelhecimento, regular as taxas de colesterol, combater diversos tipos de infecções e auxiliar no combate a males cardíacos.

E você? Gostou de saber um pouquinho mais sobre a história e cuidados dessa linda flor? Na Giuliana Flores você encontra lindos vasos com a prímula, perfeitos para deixar o seu ambiente favorito ainda mais bonito!

Você também vai gostar de:

  1. Comemore o Dia da Natureza com a Giuliana Flores
  2. Flores da Primavera – Saiba Quais São Elas!
  3. Prímulas – Flor da Felicidade e Amizade

Compartilhe este artigo

11 Comentários para “Prímula: Aprenda a Cultivar essa Flor Frágil e Bela”

  1. Gostaria de saber como posso adquirir sementes de primula de diversas cores, pois amei este tipo de flor que eu não conhecia.

    Responder
  2. alcideia souza da silva

    eu amo está página ….. beijos que Deus abençoe …. bjs

    Responder
  3. Silvia Aguiar Peixoto

    LIndas mas vcs disseram que iam ensina a cultivar as Primulas.. E ai como faço pra adquirir semente de plantinhas que podem ficar foridas o tempo todo….

    Responder
  4. rutelaide alves pereira

    adoro orquídeas mais nao sei cultivar gostaria que alguem me ensinace amo todas especie

    Responder
  5. luiz alberto barbato

    Bom Dia !!

    Achei maravilhosas as prímulas, gostaria de cultivar e adquirir mais informações.
    muito obrigado,
    Sds

    Luiz Alberto

    Responder
  6. marise h ostroske

    adoro essa flor era a preferida da minha mae que fazia mudas de todas elas nao sei como ela conseguia eu ja comprei muitas mas nao consigo ter elas por muito tempo

    Responder
  7. Andreia Carpinteiro

    Gostava de saber mais sobre as primulas. Tenho uma em casa e a flor está a começar a secar. Queria saber como posso proceder ao corte dessa parte seca.
    Também ouvi dizer que se pode fazer chá com esta flor. Gostava de saber mais sobre esse processo.

    Obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>