Conheça as Bromélias — Plantas Fortes e Resistentes
Você sabia que as bromélias fazem parte da mesma família do abacaxi? A espécie ainda guarda várias curiosidades e informações. Confira o artigo e saiba tudo sobre essa flor que encanta com sua beleza exótica!
As bromélias são da família das bromeliáceas e são plantas típicas de um dos ecossistemas mais ricos do planeta: a Mata Atlântica. A maioria das mais de três mil espécies conhecidas é nativa das Américas. Curiosamente, as bromélias vêm da mesma família do abacaxi. A sua aparência é, de fato, a da fruta tropical, só que toda colorida.
Continue a leitura para conhecer melhor essa espécie exótica, forte e resistente!
Saiba mais sobre essa planta exótica
Na cultura popular, as bromélias são plantas hospedeiras, ou epífitas, que vivem ao tirar o sustento de outras plantas. Mas nada estaria mais longe da verdade: apesar de realmente se apoiarem ou parecerem se apoiar em outras, elas apenas buscam um pouco mais de luz e ventilação, sem se comportarem como parasitas. A prova disso é que algumas espécies são terrestres, e usam pedras para alcançarem maior luminosidade.
As bromélias encantam com a sua beleza exótica e variedade de cores! Suas flores crescem nos galhos da árvore, e quase não possuem caule. Suas pétalas têm um aspecto de lâminas, como se fossem as espinhas do abacaxi, e podem florir em tons de azul, roxo, rosa, laranja ou vermelho.
Uma única árvore pode conter mais de 500 bromélias de cada vez. Elas podem durar de dois a três meses, e costumam aparecer somente uma vez por ano, durante o inverno. A sua adaptabilidade é um dos seus grandes atrativos na decoração de ambientes — consideradas perfeitas para o cultivo dentro de casa ou em outros ambientes fechados.
Como cuidar de bromélias
Alguns especialistas afirmam que, mesmo sendo uma planta resistente, é preciso ter alguns cuidados especiais para cuidar da espécie. Isso porque as suas pétalas podem acumular uma grande quantidade de água, que por sua vez pode servir de habitat para uma série de espécies animais. Algumas delas podem ser nocivas ao homem, transmitindo doenças graves como a malária ou a dengue.
Para evitar que as bromélias atraiam esses bichinhos, é recomendado secar as flores e usar inseticidas de teor mais fraco, porque a espécie é sensível a estes químicos e podem não resistir à sua ação.
Gostou de conhecer as bromélias? Continue acompanhando o blog da Giuliana Flores para mais conteúdos como este! Se você gosta de flores e plantas, acesse nosso site para conferir os mais lindos arranjos e buquês de diversas espécies, como os cravos e os lírios — que também florescem no inverno.
0 Comentário(s)
São maravilhosa estas Bromélias.
muito lindas, a natureza é sábia…
Amo blomelias e gostaria muito de saber como curtiva-la, pra fica toa linda como as suas!
vcs vendem bromelia pelo site
quanto custa as bromelias.e vcs aceita cartão de credito?