Flores Perfumadas – Conheça Quais Existem

12/12/2016

Belas, delicadas e cheirosas, as floras são lindos presentes e excelentes ornamentos. Uma das características mais fortes e importantes é o seu perfume, que é fundamental para a polinização das espécies e um dos seus maiores atrativos para quem as aprecia. Entre tantas variedades, torna-se difícil selecionar as flores perfumadas, contudo traremos logo abaixo algumas espécies bastante conhecidas por sua fragrância. Confira!

flores-perfumadas

imagem de: pixabay.com

Conheça as flores perfumadas

Camélia

camelia

imagem de: pixabay.com

Também chamada “japoneira” em Portugal, é do gênero Camellia que abrange muitas plantas ornamentais. Esse gênero apresenta aproximadamente 80 espécies nativas das florestas da China, Índia, Japão e Sudeste Asiático. São árvores médias ou arbustos com folhas brilhantes, escuras, coriáceas (de consistência dura) e com bordas denteadas ou serrilhadas. Os frutos são cápsulas globulares, que variam de tamanho. Quanto às flores, as com formas maiores são as mais comercializadas. Geralmente apresentam estames (órgão masculino da flor) de cores fortes, que podem mudar do branco para o vermelho e ter pintas ou manchas de diversas cores.

As flores das camélias podem ser simples – possuir unicamente um ciclo de pétalas; semidobradas – possuir mais de um ciclo de pétalas; e dobradas – possuir inúmeros ciclos de pétalas. O cheiro é distinto e agradável, considerado bem sutil.

Dama-da-noite

dama_da_noite_jardim

imagem de: jardimdajudith.wordpress.com

Bastante conhecida pela fragrância extasiante de suas flores, é uma planta com forma de arbusto, de textura semilenhosa e com caule túrgido e ramificado. De porte médio (geralmente mede 1,5 m de altura), apresenta folhas simples, brilhantes, coriáceas e perenes. Além disso, as flores são sustentadas por longos pecíolos.

A dama-da-noite é um vegetal vigoroso, com crescimento rápido e costuma ser plantada isoladamente, apesar de adaptar-se bem a pequenos grupos. A época de floração é a primavera e o verão. Para quem aprecia jardins aromáticos, é uma peça fundamental. Não é à que entrou na nossa lista de flores perfumadas.

Gardênia

gardenia

imagem de: pixabay.com

Essa planta ornamental é conhecida também como jasmim-do-cabo – embora não seja uma espécie da família dos jasmins. De origem chinesa, Gardênia atinge até 2 m de altura. Sua floração ocorre no início da primavera e sua fragrância foi inspiração para muitos boleros. O nome é uma homenagem ao Alexander Garden.

Entre 250 espécies conhecidas como gardênia, a mais cultivada e famosa é a Gardênia Jasminoides ou Gardênia Augusta. Essa belíssima e perfumada planta possui folhagem verde-escura e brilhante. Uma grande curiosidade dessa planta é que suas folhas não caem no período de inverno.

E você? Também não resiste às flores perfumadas? Então acesso o nosso site e conheça outros tipos de flores para perfumar o seu ambiente favorito ou para presentear alguém especial!

Você também vai gostar de:

  1. Mês do Leitor – Por que as Rosas Exalam Perfume?
  2. Saiba mais Sobre a História do Perfume e as Flores
  3. Lírios – Conheça a Flor que Representa a Pureza e a Inocência

Compartilhe este artigo

4 Comentários para “Flores Perfumadas – Conheça Quais Existem”

  1. LUIZ ARONI

    lindas, adoro flores pois sou artesão e meus artesanatos são baseados em flores em e.v.a

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>