Mês do Leitor: Saiba Mais Sobre a Gardênia

Mês do Leitor: Saiba Mais Sobre a Gardênia

Eternizada pelos versos da música Perfume de Gardênia, essas flores encantam pela beleza e delicioso perfume que exalam. Quer saber mais? Leia o nosso post.

Eternizadas pelos versos da música “Perfume de Gardênia”, interpretada por Waldick Soriano, essas flores ainda causam a mesma fascinação em quem as vê. As gardênias encantam devido a sua beleza ímpar e o delicioso aroma que exalam e é capaz de preencher todo o ambiente. Quer saber mais sobre as gardênias? Continue lendo o nosso novo post.

Significado

Assim como a música, que se tornou um clássico da Música Popular Brasileira, as gardênias são perfeitas para quem deseja fazer uma declaração de amor, pois simbolizam a sinceridade e pureza dos sentimentos apresentados. Além disso, elas são usadas para indicar um amor secreto.

gardenia

Gardênia | Fonte da imagem: pixabay.com

Uso na decoração

Devido a suas cores fortes e brilhantes, as flores cujas pétalas possuem um tom verde-escuro, são ideais para ornamentar os jardins externos. Outro fator que favorece esse uso é que elas não caem no inverno. Já as espécies de coloração branca, devem ser cultivadas em ambientes onde haja a circulação de pessoas, pois o encantador perfume que elas exalam tem efeito tranquilizante.

Origem do nome

Existem diversas explicações para o nome Gardênias, porém, a mais aceita é que tenha sido uma homenagem ao botânico Alexandre Garden. Atualmente, são catalogadas mais de 250 espécies da planta, sendo a gardenia jasminoides (jasmim-do-cabo) a mais conhecida.

flor-gardenia

Flor Gardênia na cor branca | Fonte da imagem: pixabay.com

Cultivo das gardênias

Essas plantas se dão muito bem em solo brasileiro, pois gostam bastante dos climas tropicais e subtropicais. Um cuidado importante ao cultivá-las é sempre manter o solo úmido e com a adubação correta, porém, sem que fique encharcado. Regagens regulares e um bom sistema de drenagem são essenciais.

Lendas

Muito antes da música Perfume de Gardênia exaltar as características românticas da flor, uma lenda já contava sobre os poderes das Gardênias. De acordo com a antiga história, o Sultão Solimão Magnífico, para manter a paz entre as mulheres de seu enorme harém, ordenava que seus súditos distribuíssem sementes de gardênia entre elas.

Gostou de saber mais sobre as gardênias? Visite o nosso site e encontre lindas flores para você deixar a sua casa ainda mais linda, colorida e perfumada.

Você também vai gostar de:

Mês do Leitor – Curiosidades Sobre as Rosas Azuis

Mês do Leitor -Quais Plantas Usar em Jardim de Inverno

Mês do Leitor – Quais plantas podemos ter dentro de casa?

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas