Primavera: saiba mais sobre a estação colorida

Primavera: saiba mais sobre a estação colorida

A primavera é a estação colorida das flores! Confira as curiosidades sobre essa estação que deixa o mundo mais feliz! Aqui no Blog da Giuliana Flores você irá encontrar tudo sobre flores e primavera.

A primavera acabou de chegar por aqui e trouxe consigo dias mais longos e coloridos. O termo é originário do latim “prima verna”, significa a primeira das quatro estações.

Desde a antiguidade, o período é muito cultuado pela humanidade e considerado por muitos o período da beleza e fertilidade. Egípcios, sumérios, babilônios e celtas tinham o hábito de agradecer à natureza pelas plantas e alimentos que proporcionados durante essa época.

Todos em clima de primavera

Todos em clima de primavera

imagem de: pixabay.com

Os dias frios e cinzentos do inverno chegam ao fim com o começo da primavera. Neste período, a posição da Terra viabiliza maior energia solar que atinge a superfície do planeta. O clima favorece o plantio e germinação de grande parte das flores. Esse fenômeno ocorre em períodos diferentes ao redor do mundo. Enquanto no hemisfério norte a estação inicia-se no dia 22 de março e termina em 21 de junho, no hemisfério sul, onde estamos localizados, acontece entre 23 de setembro e 21 de dezembro.

As estações são bem definidas na Zona Temperada do Norte (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer) e na Zona Temperada do Sul (entre o Círculo Polar Antártico e o Trópico de Capricórnio). O Brasil não está localizado nessas regiões.

A estação das flores no Brasil

A estação das flores no Brasil

imagem de: pixabay.com

Aqui, o clima é tropical, em que somente duas estações no ano são mais características: inverno, mais seco, e verão, chuvoso. Por isso, a primavera pode apresentar diferentes variações, de acordo com a região.

A chegada da estação é marcada pelo equinócio no Brasil. O fenômeno acontece na abertura oficial da primavera, 23 de setembro, que é marcado por dia e noite com a mesma duração. Em geral, a primavera brasileira se caracteriza por temperaturas mais amenas nas regiões sul e sudeste. Já no norte, nordeste e centro, elas tendem a ser mais altas.

Na estação das flores, diversos animais buscam parceiros, pois é um período em que as fêmeas encontram maior quantidade de alimentos para gerar e criar seus filhotes. Cada espécie possui um método para atrair seu parceiro. Alguns mudam de comportamento; outros, até de cor. Os peixes, por exemplo, passam a ter escamas com tonalidades mais fortes a fim de chamar atenção. E os pássaros passam a cantar mais para conquistar as fêmeas.

Como é comemorada a chegada da primavera pelo mundo

Como é comemorada a chegada da primavera pelo mundo

imagem de: pixabay.com

A primavera é tradicionalmente muito aguardada por diferentes povos ao redor do mundo. Há mais de quatro mil anos, a China recebe a estação com a Festa da Primavera. No Japão, essa é a época em que as cerejeiras florescem. Em algumas regiões do país, o fenômeno é comemorado por meio do haru, como são conhecidos os festivais e piqueniques realizados pelas famílias que se reúnem em parques.

No hemisfério norte, a chegada da primavera coincide com a Páscoa. Essa comemoração religiosa teve influência da homenagem pagã à Ostera, considerada deusa da estação por antigos povos da Europa, como os germânicos. Como essa divindade era retratada segurando um ovo, como símbolo da chegada de uma nova vida, os festivais eram decorados com ovos coloridos. Esse elemento foi incorporado pela cultura cristã.

Floreie a vida de alguém ou deixe a sua casa com a cara da estação com os arranjos e buquês de flores da coleção primavera Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Buquês de Primavera: um motivo a mais para sorrir!
  2. Saiba quais são as flores da primavera!
  3. Aproveite a primavera e faça lindos arranjos de flores
4 Comentário(s)

  1. Geis disse:

    Que pássaro lindo!

  2. Maria Elena Infante disse:

    Por favor como é o nome das flores com um banco na frete. Como faço para comprar mudas. Todas são muito lindas.

  3. Leni maria mendes disse:

    Adoro a estação da primavera sou apaixonada por flores onde há flores, ha alegria, ha amor , ha felicidade o ambiente onde tem flores é simplismente fascinante e as rosas são sempre belas e brilhantes a natureza sem flores seia bem sem graça pois as flores que encantam nossas vidas!

  4. […] a planta pelo menos duas vezes por ano, preferencialmente antes da primavera ou nos meses de fevereiro e março. Faça isso usando cristais apropriados, que penetrarão na […]

Matérias relacionadas