Quarto Ecológico: Como Criar um Ambiente Mais Verde?
Confira algumas dicas de como criar um quarto ecológico, tornando o ambiente harmonioso, agradável e sustentável. Saiba mais!
Cuidar bem do meio ambiente e preservar os recursos naturais é fundamental para garantir o nosso futuro e o das próximas gerações. E para ser sustentável, não é necessário fazer grandes projetos ou reunir muita gente. A sustentabilidade precisa começar com você, com pequenas atitudes dentro da sua própria casa que podem começar por um quarto ecológico.
Além de separar o lixo orgânico do reciclável, economizar energia e diminuir o consumo de água, você pode tornar o seu lar mais ecologicamente correto optando pelos móveis, objetos de decoração e acabamento certos.
Confira as dicas para montar um ambiente gostoso no seu quarto ecológico
Já pensou em ter um quarto bonito, confortável, aconchegante e sustentável ao mesmo tempo? Gostou da ideia, mas acha que não dá para unir todas essas características em um só ambiente? Pois saiba que é possível sim. O melhor é que é muito simples. Ve
Comece pelas paredes
Já existem tintas ecológicas no mercado. São produtos biodegradáveis ou feitos à base de soluções aquosas, leite, óleos vegetais e pigmentos extraídos de plantas. Esse tipo de tinta, além de não agredir o meio ambiente, não acumula energia eletrostática, não provoca alergias, mantém a cor viva por mais tempo e suja menos.
Se não quiser usar tinta, uma boa alternativa é forrar as paredes com papel reciclado. A solução é prática e deixa o espaço bem moderno.
Ajuste a iluminação
Se for reformar, tente ampliar a janela. Isso diminui a necessidade de manter as luzes acesas durante o dia. Substitua as lâmpadas comuns por exemplares mais econômicos e que não contenham mercúrio ou qualquer outro elemento poluente.
Usar velas também é uma boa opção. Elas deixam o ambiente mais intimista e romântico. Mas atenção: prefira as versões feitas com cera de abelha ou soja, que são mais saudáveis, e certifique-se de colocá-las em um local seguro.
Use móveis sustentáveis
Quanto ao mobiliário, a dica é optar por peças de madeira maciça, que duram mais, ou de madeira de demolição, que é uma matéria-prima reciclada. O importante é que o acabamento do móvel não seja feito com verniz, madeira prensada ou material do gênero. Esses acabamentos apresentam compostos que comprometem a qualidade do ar e causam irritações na pele e nos olhos, problemas respiratórios, dor de cabeça e náuseas.
Renove a roupa de cama
Sempre que possível, adquira lençóis, fronhas, cobertores e edredons cujas etiquetas atestem que o produto é fabricado com fibras 100% naturais. Evite produtos feitos com poliéster, fibra à base de petróleo ou seda, material que exige um processo de limpeza tóxico. Isso também vale para outros artigos têxteis do quarto, como cortinas, almofadas e tapetes.
No verão, use peças de algodão orgânico ou de linho. Elas são mais frescas e isso ajuda a não abusar do ar-condicionado. Já no inverno, deixe o aquecedor desligado, optando por itens feitos de flanela e edredons e cobertores bem quentes.
Use a criatividade para decorar
Invista em objetos produzidos com bambu, sisal, fibra de coco e materiais reciclados, como garrafas plásticas e latas de produtos alimentícios. Há diversas opções de ornamentos fabricados com esse tipo de matéria-prima, como porta-trecos, vasinhos de flores e luminárias.
Com essas dicas, você vai poder montar um quarto ecológico lindo, agradável e que, ao mesmo tempo, respeite o meio ambiente.
Para ajudar, adicione plantinhas e flores à decoração e o local vai ficar ainda mais aconchegante. Conheça algumas opções no site da Giuliana Flores e comece a mudança ainda hoje!
2 Comentário(s)
Amei,tudo muito lindo,ganhou uma fã.!!!!!
Amo flores e folhagens. Amei esta página…maravilhosa!!