Aloe Vera: Saiba Mais Sobre Essa Planta

4/01/2017

A planta Aloe Vera, popularmente conhecida como Babosa, tem origem do Nordeste da África e da região do Mediterrâneo. Essa planta gelatinosa pode ser cultivada em qualquer lugar do Brasil, que é um país tropical, mas se adapta ainda melhor com o clima do nordeste do país.

Da família das Asphodelaceae, a Aloe Vera tem folhas tubulares, lanceoladas e grossas, que carregam em seu interior uma quantidade imensa de mucilagem, substância gelatinosa característica da babosa.

Por que ter a planta Aloe Vera em casa

Ter essa planta em casa garante muitos benefícios para o ambiente. Antes de tudo, você precisa saber que é muito fácil cuidar da babosa, como ela é 95% composta de água, a rega é feita, no máximo, duas vezes por mês. Além disso, ela precisa receber luz solar mesmo durante o inverno.

A Aloe Vera também é conhecida por filtrar o ar do ambiente. A presença dos componentes químicos de tintas, tecidos, móveis e outros objetos no ar fazem mal à saúde e com o filtração da planta, as chances de inalação dessas substâncias são menores. Há quem diga que ela também é responsável por proporcionar boas energias ao ambiente e que consegue detectar boas e más vibrações.

Aloe Vera

Créditos da Imagem: Pixabay

Além de oferecer esses benefícios para a sua casa, a planta ainda conta com outras vantagens. Muito conhecida no ramo de cosméticos, a babosa é conhecida por ser protetora da pele contra raios solares, hidratante, cicatrizante e analgésica. Também pode auxiliar no tratamento de acne, manchas, caspa, câncer de pele, queimaduras, psoríase e outras doenças.

Como cultivar a babosa

É importante que você escolha o local mais ensolarado da casa. Se puder, coloque-a em um jardim, se não, abrigue-a em varandas ou próximo à janelas. Ela tem raízes fortes e costuma crescer bastante, então você deve deixá-la em um vaso grande.

Aloe Vera

Créditos da Imagem: Pixabay

Como dissemos acima, ela quase não precisa de água, por isso, faça a rega uma vez por mês. Se morar em local de clima muito seco, regue duas vezes por mês, no máximo. Tome cuidado para não encharcar a terra. Escolha os horários em que o sol não está tão forte para regá-las, preferencialmente antes das 10h ou após às 16h.

Encontre essas e outras plantas em nosso site e comece a cultivá-las. Você pode montar um jardim incrível. Continue acompanhando as dicas aqui do blog e saiba mais sobre o plantio e cuidados com flores e plantas!

Você também vai gostar de:

  1. Reprodução de Plantas: Conheça o Método Alporquia
  2. Regar Plantas – Como, Quando e Quantas Vezes
  3. Confira Dicas para Montar seu Terrário de Cactos e Suculentas

 

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>