Confira Dicas para Montar seu Terrário de Cactos e Suculentas

Confira Dicas para Montar seu Terrário de Cactos e Suculentas

Os terrários de cactos e suculentas são fáceis de montar e ótimas alternativas para quem quer praticar jardinagem, mas não dispõe de tempo ou espaço. Saiba como fazer e cultivar o seu!

terrario

imagem de: https://terral.agr.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=47

Montar terrários de cactos e suculentas proporciona lindos objetos de decoração. Como essas plantinhas adaptam-se bem a qualquer ambiente e exigem poucos cuidados, você poderá dispô-lo em qualquer ambiente da casa. Além disso, esses jardim em vasos são fáceis de montar e cultivar, sendo ótimas opções para quem quer um cantinho verde, mas não têm espaço.

Como montar terrário de cactos e suculentas

suculentas-e-cactos

imagem de: https://www.imvay.com/tag/minijardim

Apesar dos terrários de cactos e suculentas serem mais comuns em recipientes transparentes de vidro, como aquários e potes de diversos formatos, os terrários também podem ser montados em vasos de cerâmica ou similares. Você também vai precisar dos seguintes materiais:

  • Substrato ou qualquer tipo de terra com boa drenagem para plantio
  • Pedriscos ou pedras de aquário e decorativas
  • Colher ou pazinha para jardim
  • Palitos de churrasco para manusear as plantas
  • Carvão mineral

Coloque no recipiente escolhido os pedriscos ou pedras de aquário que otimizarão a drenagem da água. Em seguida, despeje um pouco de carvão vegetal. Esse material é importante para evitar o cheiro de terra molhada que ficará no recipiente fechado e também para manter a saúde das plantinhas. Por fim, acrescente o substrato ou terra.

montar-terrario

imagem de: https://vidasuculenta.blogspot.com.br/2013/03/quer-aprender-fazer-um-mini-jardim-de.html

Disponha os cactos e suculentas cuidadosamente, utilizando a colher, palitos e outras ferramentas para plantá-las adequadamente. O recomendado é colocar as plantinhas maiores no meio e rodeá-las de outras maiores de forma harmoniosa. Quando finalizar, regue um pouco e coloque pedrisco por cima para decorar.

Você também pode complementar a decoração com outros itens, como pequenos enfeites de jardim, gnomos ou outros objetos que quiser.

Cuidados com seu terrário de cactos e suculentas

Os cactos e suculentas são plantas adaptadas ao clima árido e que possuem como característica comum a absorção de água. Por esse motivo, devem ser mantidas em um local bem iluminado. Uma alternativa é deixar o terrário exposto ao sol frequentemente. As regas devem ser feitas uma ou no máximo duas vezes por semana, ou somente quando o substrato estiver seco.

Encontre lindos terrários de cactos e suculentas na Giuliana Flores para presentear ou cultivar!

Você também vai gostar de: 

  1. Como replantar cactos
  2. Cultivando fofura: conheça mais sobre minicactos
  3. Saiba como cuidar de suculentas

 

1 Comentário(s)

  1. Olavo Flores disse:

    Excelente esta matéria sobre cactos e suculentas, bastante completa e ótimo conteúdo, principalmente como montar terrário. Bom trabalho!

Matérias relacionadas