Plantar em Vasos de Flores – Aprenda Como Fazer

Plantar em Vasos de Flores – Aprenda Como Fazer

O cultivo de plantas no vaso é diferente do cultivo no jardim, por isso, confira todas as dicas que o Blog da Giuliana Flores traz para você aprender a plantar em vasos de flores.

Para muitos, plantar é uma terapia. O contato direto com a natureza ajuda em vários aspectos da vida, até mesmo na recuperação de doenças. Além disso, flores e plantas dão um toque a mais ao ambiente e servem também como lindos presentes. Você sabia que o método para cultivo de flores no jardim é diferente do que é feito no vaso? Por meio de alguns passos simples, é possível plantar nesses recipientes sem dificuldades e conseguir belos resultados. Aprenda como plantar em vasos de flores no post a seguir!

O primeiro passo é a escolha da planta

escolha-da-planta

imagem de: pixabay.com

Para plantar em vasos de flores é fundamental optar por uma espécie que se adapte bem a esse tipo de plantio. As suculentas são as mais indicadas, pois armazenam água em suas folhas, raízes e caules, dispensando regas constantes. Há também muitas flores que podem ser cultivadas em vasos, como o gerânio, a petúnia, a lobélia, o amor-perfeito e a prímula.

Escolha o vaso ideal

escolha-dos-vasos

imagem de: pixabay.com

Há diversos modelos disponíveis para jardinagem, e os principais são feitos de plástico, cerâmica, barro, fibra, amianto e cimento. Veja as características e cuidados necessários para cada um:

Plástico e fibra de vidro

As principais vantagens do plástico são a leveza e o preço baixo, enquanto os de fibra são mais bonitos e duráveis. Ambos quase não possuem porosidade, por isso, precisam de um bom sistema de drenagem.

Cerâmica ou barro

As vasilhas desses materiais são as mais comuns e apropriadas para a maioria das plantas. Por serem bem porosas, conferem ótima ventilação e drenagem de água. Como há um maior escoamento, as regas têm que ser mais frequentes.

Amianto ou cimento

Esses dois materiais contam com pouca porosidade, necessitando de uma boa camada de material de drenagem, como cacos de telha, seixos e argila, e de uma irrigação menos frequente.

Cuidados com a adubação

adubacao

imagem de: mulher.uol.com.br

Não adube os vegetais assim que forem comprados – espere pelo menos duas semanas para isso. Faça a fertilização criteriosamente uma vez por mês e intensifique-a na primavera e no verão.

Faça a drenagem nos vasilhames

drenagem

imagem de: pacificbulbsociety.org

Todos os vasilhames devem ter furos no fundo. Para que a planta se desenvolva de maneira eficaz, crie uma camada de drenagem sobre essas aberturas com argila, seixo, cacos de telha ou pedregulho, o que irá facilitar o escoamento do excesso de água e impedir que a terra vá para o fundo do vaso. Outra ação importante é colocar um pedaço de manta geotêxtil (também chamada de manta de bidim) sobre essa camada antes de inserir a terra.

Comece a plantar em vasos de flores

plantar-vaso-de-flor

imagem de: disneybabble.uol.com.br

Depois da adubagem e da drenagem, ponha terra até metade da vasilha e então deposite a planta. Assegure-se de que as raízes estão bem colocadas e não hesite em podá-las um pouco caso estejam muito grandes. Com o vegetal reto, vá introduzindo mais terra (o ideal é que fique a 1 cm da borda), dando leves socos para assentar. Para finalizar o plantio, aperte toda a terra em volta da planta a fim de deixá-la bem firme e regue-a para completar o assentamento.

Viu como plantar em vasos de flores é mais simples do que parece? Seguindo todas as recomendações, suas flores ficarão ainda mais belas e saudáveis. Além disso, elas dão um toque muito especial ao jardim e em diversos ambientes internos.

Comece a plantar em vasos de flores você também. Aqui, na Giuliana Flores, temos flores plantadas de diversas espécies. Uma mais linda que a outra!

Você também vai gostar de:

  1. Fazer Mudas De Plantas – Aprenda Como Fazer
  2. Jardim Sustentável – Saiba como Colocar essa Ideia em Prática

 

10 Comentário(s)

  1. Vera Brown disse:

    Parabéns, simples e de fácil compreensão.

  2. maria das graças da silva disse:

    amei essas infornações pois tenho paixão por flores e plantas de modo geral,e na verdade eu precisava mesmo como planta-las, pois planto em vassos e a maioria acaba morrendo.

  3. Roseilson disse:

    eu plantei as minhas mini rosas numa jardineira de plastico algumas vingaram outras não o que devo fazer?

  4. Vera Lúcia Bezerra Albuquerque disse:

    Maravilha! Adoro jardinagem!

  5. DALILA RITA disse:

    ADOREI ESTA INFORMAÇÕES NO DIA DAS MÃES GANHEI UMA FLOR DE MAIO DA MINHA FILHA TENHO QUE COMPRAR UM VASO PARA COLOCA-LA TIRAR DO VASO PEQUENINO EM QUE VEIO ESTA TÃO BONITA E SE FLORANDO A CADA DIA. GOSTEI

  6. Cesar disse:

    Gostei das dicas, obrigado.
    Tenho uma dúvida: porque vasos de barro ficam brancos por fora e começão a esfarelar?
    O que posso fazer para evitar esse problema?
    Grato,
    Cesar

  7. Larissa Vicentini disse:

    Gratidão!
    Por muito tempo procurei por uma matéria assim: clara e prática sobre plantios e cultivo em vasos.
    Vou procurar agora para dicas de instrumentos/ ferramentas básicas para cultivar as plantinhas, como fazer adubo caseiro e tipos de adubo e também sobre os sinais que as plantas dão para entender como estão, sadias ou não… E precisando do que.

  8. cleonice de lima wallace disse:

    adorei as informações, vou plantar e depois comento obrigada

  9. Ananias disse:

    Ideia maravilhosa.

  10. Barbara Ciacci disse:

    Bom dia! Gostaria de saber como fazer no caso dos casinhos de cimento que não tem furos embaixo para escoar a água? Obrigada!

Matérias relacionadas