Como Construir um Minhocário no seu Jardim ou na sua Horta

14/09/2017

O minhocário é composto, geralmente, por minhocas da espécie vermelha da Califórnia. Também conhecido como composteira, ele auxilia na reciclagem de restos de comida, transformando-os em húmus — um composto orgânico muito rico que pode ser utilizado como biofertilizante em jardins e hortas para o bom desenvolvimento de flores, verduras e legumes.

Saiba como construir um minhocário no seu jardim ou na sua horta com o passo a passo que reunimos!

Conheça os materiais para fazer um minhocário

materiais-necessarios-minhocario

imagem de: pixabay.com

Fazer um minhocário é bem simples, no entanto, é preciso prestar atenção na execução, garantindo um resultado final impecável.

Materiais:

  • jornal sem cor;
  • minhocas;
  • um pedaço de manta permeável e de tela de arame grossa;
  • restos de comida;
  • substrato (um saco de 20 kg para começar);
  • torneira de bebedouro;
  • furadeira;
  • três caixas, que precisam ser de cor escura e permitir o empilhamento sem apoio de tampas.

Montagem

Conservando uma borda de 3 a 5 cm, corte o fundo de 2 caixas. Em uma delas, prenda a tela de arame grossa. A medida dessa tela deve ser a mesma do fundo da caixa. Em outra caixa, coloque a manta permeável pelo lado de fora com fita vinílica ou similar. Já na terceira caixa, faça um buraco para a torneira que irá eliminar o chorume, fixando-a com silicone para evitar vazamentos.

Você usará apenas uma tampa. Nela, deve ser feita pequenas aberturas com a furadeira a fim de manter a estrutura bem oxigenada. Na caixa do meio, adicione o substrato umedecido, encontrado em lojas de jardinagem, e sobre ele coloque as minhocas. Elas podem ser extraídas junto com a terra de sua própria horta. É importante pesquisar ou consultar um especialista para saber a quantidade certa de minhocas.

Após três dias, adicione o substrato na caixa superior e os restos de alimentos. Cubra-os com jornal sem cor. O tempo médio para produção do húmus é de um mês e meio. No topo do substrato, com uma peneira grossa, termine de colocar os restos de comida. Eles atrairão as minhocas que passarão pela peneira. Isso irá facilitar a retirada do húmus.

Por fim, mantenha a composteira sempre arejada e em um local com sombra, pois as minhocas não gostam de luz solar.

Gostou da dica de hoje? Então aprenda mais sobre o assunto e leia o nosso artigo: “Confira dicas para deixar o seu jardim mais bonito”.

Você também vai gostar de:

  1. Cuidar de Flores Pode Ser Uma Terapia
  2. Quando é Preciso Trocar de Vaso uma Planta?

Compartilhe este artigo

2 Comentários para “Como Construir um Minhocário no seu Jardim ou na sua Horta”

  1. Fernando Antonio da Silva

    Gostaria de obter informações sobre o cultivo de Rosas, folhetos revistas, ou qualquer informações sobre este cultivo.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>