Como Cuidar de Cactos? Faça a Sua Planta Crescer!

10/01/2019

Ainda que a sua manutenção seja bem mais simples que a de plantas comuns, você precisa saber como cuidar de cactos. Que eles não necessitem ser regados todos os dias não significa que você não deve prestar atenção nele.

Essa situação acaba deixando, então, os donos dessas plantinhas um pouco confusos. Mas calma, a Giuliana Flores tem algumas dicas para você!

Afinal, como cuidar de cactos da maneira correta?

Este tipo de planta tem se tornado cada vez mais comum como objeto de decoração devido a sua fácil manutenção. Entretanto, é preciso saber como cuidar de cactos corretamente para garantir que eles cresçam e sobrevivam por um bom tempo.

Confira algumas técnicas essenciais para ter cactos saudáveis!

1 – Tenha o vaso ideal

O tipo de vaso que você utiliza para o seu cacto é muito importante para a sua saúde. É preciso que ele tenha aberturas de escoamento, para que a água usada na rega não fique acumulada. O excesso fará com que a raiz enfraqueça, o que pode prejudicar a sua planta. Além disso, o ideal é que o seu material seja argila ou barro.

2 – Coloque-o em um ambiente apropriado

Por se tratar de uma planta de deserto, ela se adapta a lugares secos. Assim, eles podem ser plantados em solos que contenham areia e cascalho. Quanto ao ambiente, em geral, pode ser bastante iluminado, pois os cactos amam o sol. Entretanto, eles também vivem bem em cômodos mais fechados.

A exposição ao sol deve ser proporcional, também, ao tamanho da planta. Os mini cactos, por exemplo, precisam de menos luminosidade que os que possuem o tamanho regular.

3 – Tome cuidado com a rega

É de extrema importância que você não coloque água de mais no vaso. Como dito anteriormente, isso não faz bem para o cacto, de modo que ele pode “se afogar”. A quantidade vai variar de acordo com o tamanho do recipiente e da planta, mas, em geral, é equivalente a uma ou duas colheres de sopa a cada 15 dias.

Outro fator que influencia na rega é a exposição. Quanto mais o cacto estiver iluminado, mais ele deve receber água. Os 15 dias são apropriados para os que ficam bastante tempo no sol, mas os que ficam em ambientes internos podem chegar a um mês. É importante avaliar o aspecto da terra para ter certeza: se ela estiver com um aspecto seco, pode regar.

Mesmo sabendo como cuidar de cactos, é preciso ter bastante paciência para que eles atinjam o tamanho que você deseja. Não deixe de conferir outros artigos da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Terrário Para Cactos e Suculentas — Veja Como Ter o Seu
  2. 3 Flores que Gostam de Sombra e Pouca Água
  3. Cacto Com Flores – Como Deixá-los Lindos?


[/post-shop]

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>