Como Cuidar de Cactos? Faça a Sua Planta Crescer!

Como Cuidar de Cactos? Faça a Sua Planta Crescer!

Você já sabe como cuidar de cactos e fazer com que eles cresçam bonitos e de maneira saudável? Dê uma olhadinha nas dicas de manutenção dessas plantas!

Ainda que a sua manutenção seja bem mais simples que a de plantas comuns, você precisa saber como cuidar de cactos. Que eles não necessitem ser regados todos os dias não significa que você não deve prestar atenção nele.

Essa situação acaba deixando, então, os donos dessas plantinhas um pouco confusos. Mas calma, a Giuliana Flores tem algumas dicas para você!

Afinal, como cuidar de cactos da maneira correta?

Este tipo de planta tem se tornado cada vez mais comum como objeto de decoração devido a sua fácil manutenção. Entretanto, é preciso saber como cuidar de cactos corretamente para garantir que eles cresçam e sobrevivam por um bom tempo.

Confira algumas técnicas essenciais para ter cactos saudáveis!

1 – Tenha o vaso ideal

O tipo de vaso que você utiliza para o seu cacto é muito importante para a sua saúde. É preciso que ele tenha aberturas de escoamento, para que a água usada na rega não fique acumulada. O excesso fará com que a raiz enfraqueça, o que pode prejudicar a sua planta. Além disso, o ideal é que o seu material seja argila ou barro.

2 – Coloque-o em um ambiente apropriado

Por se tratar de uma planta de deserto, ela se adapta a lugares secos. Assim, eles podem ser plantados em solos que contenham areia e cascalho. Quanto ao ambiente, em geral, pode ser bastante iluminado, pois os cactos amam o sol. Entretanto, eles também vivem bem em cômodos mais fechados.

A exposição ao sol deve ser proporcional, também, ao tamanho da planta. Os mini cactos, por exemplo, precisam de menos luminosidade que os que possuem o tamanho regular.

3 – Tome cuidado com a rega

É de extrema importância que você não coloque água de mais no vaso. Como dito anteriormente, isso não faz bem para o cacto, de modo que ele pode “se afogar”. A quantidade vai variar de acordo com o tamanho do recipiente e da planta, mas, em geral, é equivalente a uma ou duas colheres de sopa a cada 15 dias.

Outro fator que influencia na rega é a exposição. Quanto mais o cacto estiver iluminado, mais ele deve receber água. Os 15 dias são apropriados para os que ficam bastante tempo no sol, mas os que ficam em ambientes internos podem chegar a um mês. É importante avaliar o aspecto da terra para ter certeza: se ela estiver com um aspecto seco, pode regar.

Mesmo sabendo como cuidar de cactos, é preciso ter bastante paciência para que eles atinjam o tamanho que você deseja. Não deixe de conferir outros artigos da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Terrário Para Cactos e Suculentas — Veja Como Ter o Seu
  2. 3 Flores que Gostam de Sombra e Pouca Água
  3. Cacto Com Flores – Como Deixá-los Lindos?
5 Comentário(s)

  1. Marianna disse:

    muito lindo estes cactos adorei
    eu posso cultival um cacto como

  2. Izabel Rocha disse:

    Amo flores mas não sei como cuidar bem delas , gostei deste artigo sobre as suculenta, se tiver sob Orquidias,e violetas gostaria de saber como faço cuida delas ,,, obrigada,,, parabéns , Izabel rocha

  3. Ana Luiza disse:

    Coloquei meu cactos que estava crescendo, do lado de fora de casa, como agora começou a chuva, devo voltar para dentro de casa, ou posso deixá-lo do lado de fora?i

    1. Giu disse:

      Olá Ana! É importante que eles não fiquem com excesso de água na terra para não apodrecerem. Caso estejam com a terra muito encharcada, coloque novamente dentro de casa.
      Beijos Giu

    2. Willian Patrialli disse:

      Olha Ana, eu morei 6 meses na Paraíba (inclusive fui um tempo antes de seu comentário), e lá chovia regularmente (uma chuva bem forte), porém sou de São Paulo, e lhe digo: depende de onde tu mora. Se a temperatura se mantém acima dos 25 graus e o vaso do seu cacto for grande, pode deixar, mas tome cuidado com a quantidade de chuva que ele irá pegar. Se se manter abaixo dos 25 graus, é melhor não deixá-lo na chuva, mas mantê-lo na luz do sol e você mesma regar.

      Ps.: Meu cacto cresceu uns 7 cm nesses 6 meses, e agora está nascendo as ramificações que farão ele ficar com aspecto mais “avore”. Fui apenas com ele pra lá, e voltei com mais dois.

Matérias relacionadas