Como Cuidar de Horta em Casa? Confira as Dicas da Giuliana Flores!

9/01/2020

Aprender como cuidar de horta pode ser o passo inicial para ficar mais em contato com a natureza! Além disso, você melhora a saúde de sua família com alimentos orgânicos produzidos por você. Sujar as mãos de terra e ter um contato mais próximo com as plantas também pode ser um hobby terapêutico para aliviar o estresse do dia a dia.

Ficou curioso para aprender a cuidar de suas plantinhas? Saiba que elas podem ficar em um cantinho especial mesmo que você tenha pouco espaço. Confira as dicas da Giuliana Flores e comece hoje mesmo a deixar a sua vida mais verde e saudável!

Como cuidar de horta — primeiros passos

Produzir seu próprio alimento te inspirou a aprender como cuidar de horta? Antes de começar, é preciso definir um cantinho especial em sua casa, veja:

Como escolher um espaço para a horta?

Ter pouco espaço em sua casa ou até mesmo apartamento não será um problema. É preciso colocar a criatividade em ação neste momento!

As características de sua horta vão depender muito de quanto espaço tem disponível. Reflita sobre os seus cômodos, você tem algum local que recebe a luz do Sol diretamente por algumas horas no dia? Janelas, varandas de apartamentos, sacadas ou hortas verticais em uma parede que peguem luz são ótimas opções de escolha.

Formas de plantio em locais grandes

Se você possui espaço amplo em sua casa, como um quintal, pode plantar as sementes diretamente na terra. Uma opção é também cultivar as plantinhas em vasos de diversos tamanhos.

Plante em vasinhos!

Hortas em lugares pequenos

Criar hortas compactas é uma opção para quem mora em apartamento ou não tem um local grande que pegue a luz do Sol. Uma alternativa é plantar em vasos menores, garrafas pet ou até floreiras que podem ser suspensas em paredes para criar uma horta vertical.

Horta vertical


Cuidados necessários com as plantas

Um dos primeiros segredos na hora de aprender como cuidar de horta é saber as necessidades das plantas por água e terra:

Medida certa de água

Muitas pessoas erram na hora de regar suas plantinhas, mas, mantê-las bem hidratadas é essencial. Como regra geral, o melhor é aguar duas vezes por semana, e sempre pela manhã, pois à noite pode pode deixar as hortaliças muito úmidas, o que pode ocasionar doenças.

Como cada espécie também tem sua particularidade, não esqueça de pesquisar sobre as suas plantas antes de regá-las.

Capriche na terra

A melhor maneira de repor os nutrientes da terra é com adubação orgânica, ouse seja, restos de comida ou folhas. Desta forma você garante um solo rico com as quantidades certas de nutrientes e nitrogênio para que sua horta cresça com saúde.

Gostou das dicas de como cuidar da horta? Se deseja aprender mais, continue acompanhando o blog da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Saiba Como Criar sua Horta Caseira
  2. Plantas que Ajudam a Saúde — 4 Flores que Melhoram o Bem-Estar
  3. Conheça as Principais Plantas de Sol para Jardim!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>