Como Cultivar Cúrcuma no Vaso em Casa?

12/06/2019

Muito utilizada na culinária para temperar a comida de maneira exótica e saborosa, aprender a cultivar cúrcuma no vaso é uma ótima estratégia para garantir que esta especiaria esteja sempre disponível para preparar os seus pratos favoritos no dia a dia.

Entretanto, não são todas as pessoas que sabem como fazê-lo — ou, ao menos, que é possível ter esta planta em casa. Pensando nisso, a Giuliana Flores preparou algumas dicas essenciais para você que quer tê-la. Confira!

Como plantar cúrcuma no vaso?

Também conhecida como açafrão-da-terra, esta planta conquista pessoas que são fãs de sabores fortes. Embora não seja tão popular, cultivar cúrcuma no vaso poder ser muito proveitoso. Isso porque, além de ser possível utilizar o caule para extrair o famoso tempero, a sua flor é muito bonita e serve como um ótimo enfeite para a sua casa. Veja só como!

Escolhendo o vaso apropriado

Quem não dispõe de espaço em jardins para fazer o cultivo precisa recorrer aos vasos. Porém, é preciso ter ciência de que nem todos os recipientes são recomendados para todos os tipos de plantas. No caso do açafrão-da-terra, o ideal é que seja grande e com uma boca bastante aberta, pois a raiz se espalha bastante.

Terra

O recomentado é que para cultivar cúrcuma no vaso sejam usados turfa para solo de jardim e areia. Fertilizante também deve ser adicionado regularmente.

Rega

Esta é uma planta que requer o solo úmido, de modo que deve ser regado regularmente. É preciso ter atenção redobrada no verão, pois as altas temperaturas ajudam a secar a terra mais rapidamente. Entretanto, tenha em mente que úmido não é molhado, então evite colocar muita água e deixar que ela escorra para o pires do vaso. O uso de um borrifador já o suficiente.

Cuidados gerais

Por se tratar de uma planta tropical, o crescimento é bem mais intenso entre as estações de primavera e verão. Ainda assim, o ideal é deixar a flor em sol indireto, pois ela não suporta grande incidência dos raios, que podem queimar as folhas. Durante o inverno, crie um ambiente que não seja muito frio. A recomendação é que esteja, ao menos 17ºC durante o dia para o seu desenvolvimento saudável.

Gostou de saber como cultivar cúrcuma no vaso? Então leia mais artigos aqui no blog da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Saiba Como Cuidar de Antúrios
  2. Transplantar Flores — Um Guia de 5 Passos Para Trocar Suas Flores de Lugar
  3. Como Plantar Flores que Estão em Vasos

 

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>