Como Regar Flores — Dicas Para não Afogar ou Secar suas Plantas

9/01/2019

Não é segredo para ninguém que, para quem cultiva plantas e flores em casa, as regas são fundamentais. Parece uma tarefa fácil e até mesmo óbvia, no entanto exige alguns cuidados. Por isso, saber como regar flores é fundamental.

Se você tem dúvidas em como fazer a rega, e não quer perder a oportunidade de deixar o seu jardim lindo, veja as melhores dicas neste artigo!

A importância de saber como regar flores

A rega correta faz com que as flores tenham o poder de mostrar o seu máximo de beleza:

Qual o melhor horário para regar as flores?

como-regar-flores-horario

Os melhores e mais indicados horários para regar flores são no período da manhã e no fim da tarde (depois das 15 horas).

Não é interessante regar ao meio-dia, pois, por se tratar de um horário muito quente, a água evapora rapidamente. Fazendo com que a planta não tenha tempo de absorção.

A rega deve ser feita de quanto em quanto tempo?

como-regar-flores-rega

Não há um tempo exato. Não é necessário seguir fielmente um cronograma, é preciso avaliar as condições do solo e do dia, pois esses fatores podem levar ao excesso ou falta de água.

Há dias mais quentes, mais frios, mais úmidos. Cada dia a perda de água é completamente diferente. E é considerando isso que realizará as regras.

Como realizar a rega?

como-regar-flores-regador

São vários os fatores que determinam a quantidade de água de como regar flores. Porém, uma regra geral é evitar o encharcamento da terra. Mas lembre-se que há excessões.

O excesso de água pode afogar as raízes das flores, que precisam de ar. Isso aumentará o surgimento de fungos e doenças.

Procure sempre realizar as regas em modo lento, parando assim que a água começar a demorar um ouco a entrar na terra. Ou então, quando a água escorrer ao fundo do vaso.

Posso molhar as folhas?

Depende do tipo de planta. Há espécies que apresentam folhas sensíveis, como as violetas por exemplo. Nesse caso, isso deve ser evitado. Em outras palavras: Molhar as folhas não é preciso, mas às vezes acaba sendo inevitável.

Sempre que puder, aplique a água apenas na base da planta ou em pratinhos, pois manter as folhas secas reduz drasticamente a possibilidade de doenças e fungos.

Caso observe seus pratinhos cheios d’água, isso poderá indicar excesso. Reduza a quantidade de água e lembre-se de sempre colocar areia grossa para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Agora que já sabe tudo de como regar flores, aproveite e escolha lindas opções no site da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

1. Como Cuidar de Orquídeas — 10 Dicas e Curiosidades
2. Lírios da Paz: Encante-se por essas Belas Flores
3. Descubra Como Fazer Mudas de Begônia

Compartilhe este artigo

Um comentário para “Como Regar Flores — Dicas Para não Afogar ou Secar suas Plantas”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>