Flores Hidropônicas: Saiba Como Cultivar

Flores Hidropônicas: Saiba Como Cultivar

Confira no nosso post quais as vantagens do cultivo de flores hidropônicas e aprenda o que é necessário para que as plantas cresçam nesse ambiente.

Bastante comum no plantio de hortaliças em geral, a Hidroponia também pode ser aplicada no cultivo de flores em casa ou, até mesmo, em apartamento. As flores hidropônicas são obtidas por meio de uma técnica que as deixa em uma estrutura separada fisicamente do substrato, sendo a água a responsável por levar os nutrientes até a planta.

Por que esse método é superior?

A principal vantagem da técnica é o maior controle das condições de absorção dos nutrientes pela planta, permitindo uma maior estabilidade da cultura. Isso afasta riscos como variações climáticas, contaminação do solo e pragas. Como a chegada dos compostos necessários para o crescimento da planta acontece na água, caso perceba que o meio não está apropriado para a espécie, basta substituir o líquido. 

flores-hidroponicas

Flores Hidropônicas | Fonte da imagem: Pixabay.com

Substratos para flores hidropônicas

O mais importante nesse tipo de cultura é a qualidade do substrato utilizado. Embora algumas espécies consigam crescer em meio a apenas a uma solução com água e nutrientes, a presença de substratos inertes sólidos é essencial para conseguir sucesso no cultivo de flores hidropônicas. Dentre os mais usados, destacam-se:

  • Casca de arroz carbonizada: melhor aproveitada no cultivo de gérberas;
  • Fibra de coco: usada para que rosas e gérberas cresçam;
  • Mistura argila e areia: um preparado para bromélias;
  • Brita: melhor substrato para o crescimento de orquídeas;
  • Lã de rocha: extraída de rochas vulcânicas, ela é utilizada para o cultivo de cravos;

Outro substrato que está sendo cada vez mais utilizado é a espuma fenólica. Usada em processos industriais, esse material evita que a semente possa se contaminar durante o processo de germinação. Além disso, ele ajuda o enraizamento e retenção de água. No entanto, para usar esse substrato é preciso fazer um rígido e trabalhoso controle do PH da espuma.

Flores Hidropônicas

Hidroponia | Fonte da imagem: Pixabay.com

Gostou no nosso artigo? Conte para nós se você já teve alguma experiência com esse tipo de cultura e como o foi o resultado. Para encontrar mas mais lindas flores, visite o nosso site.

Você também vai gostar de:

  1. Confira Dicas de como Cultivar as Margaridas
  2. Confira Quais são os Principais Cuidados para Cultivar Rosas em Apartamento
  3. Aprenda a Cultivar Violetas e Deixe sua Casa mais Linda e Colorida
0 Comentário(s)

  1. HENRIQUE disse:

    Boa noite!

    Pode me informar onde consigo mais informações à respeito do cultivo de flores em hidroponia? Algum curso que posso fazer? Alguma propriedade que realiza a técnica?

    Obrigado,

Matérias relacionadas