Conheça o Significado das Orquídeas

Conheça o Significado das Orquídeas

Conheça o significado das orquídeas, uma das flores mais populares do mundo que foram utilizadas em diferentes ocasiões para variados objetivos em diversas épocas da história da humanidade.

As flores encantaram a humanidade em praticamente toda a sua história e, por esse motivo, foram e ainda são utilizadas nas mais diversas situações. Essa é a explicação para cada uma carregar simbolismos próprios. Por exemplo, você já parou para se perguntar qual o significado das orquídeas? Uma das espécies mais queridas no mundo também recebeu diversas interpretações. Bora conhecer algumas delas.

Significado das orquídeas em diferentes épocas e locais 

A popularidade ao redor do mundo e em diferentes épocas fez com que o significado das orquídeas tornasse muito amplo.  Na Grécia Antiga, onde receberam a dominação pela qual são conhecidas ainda hoje, elas eram símbolos de virilidade. Uma simpatia que circulava na época entre as mulheres era que se dessem um talo grande da flor para seus maridos comerem, elas teriam um filho menino. Além disso, as jovens que queriam encontrar o par ideal ordenavam sua cabeça com as flores.

Essa interpretação manteve-se durante a Idade Média, na qual acreditava-se que as orquídeas tinham propriedades afrodisíacas. Ainda na Grécia Antiga, elas eram também consideradas flores da luxúria e riqueza. As mulheres mais velhas que apareciam em público usando um ramo da espécie em seus cabelos estavam na verdade ostentado a sua ótima condição econômica.

Devido a sua capacidade de florescer em qualquer lugar e serem mais resistentes em diversas condições climáticas, as orquídeas também foram muito remetidas ao amor. Na Era Vitoriana, presentear alguém com essa espécie era declarar seus afetos mais profundos.

As orquídeas eram consideradas na cultura chinesa como plantas medicinais. Já os astecas extraíam baunilha da flor e misturavam-na ao chocolate, resultando em uma fórmula que acreditavam dar-lhes mais poder e vigor.  Ainda para os antigos chineses, as espécies também eram ícones de inocência e infância.

Uso ornamental das orquídeas

Atualmente, as orquídeas são muito utilizadas na decoração de diversos ambientes. O seu formato exótico dá um toque charmoso e ao mesmo tempo requintado à casa, sendo ótimas para atrair elogios dos convidados.

Além disso, ainda são mantidos muitos dos significados milenares. Como representantes do amor universal, podem homenagear qualquer pessoa. São também as flores da maturidade, sendo ideais para oferecer às mães.

O significado das orquídeas também está relacionado as suas cores, que, por sinal, são bem variadas. Nessa perspectiva, ele não se diferencia muito do verificado em outras flores:

  • Orquídeas rosas e lilás: sedução, conquista
  • Orquídeas amarelas: felicidades, alegria
  • Orquídeas vermelhas: paixão
  • Orquídeas negras: poder, luxo, riqueza, nobreza
  • Orquídeas brancas: amor verdadeiro, muito usadas em buquês de noiva

Quer presentear com orquídeas ou simplesmente decorar sua casa com essas flores maravilhosas? Acesse o nosso site e encontre opções encantadoras!

Você também vai gostar de: 

  1. Como cuidar de orquídeas
  2. Aprenda a cultivar lindas orquídeas
  3. Festival de orquídeas – sua casa mais elegante!

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas