Sustentabilidade em Jardins — Garrafas PETs

Sustentabilidade em Jardins — Garrafas PETs

Atualmente, um dos grandes problemas relacionados a sustentabilidade é o descarte das garrafas pet. Por isso, saiba mais sobre como reutilizá-las e fazer um mundo melhor!

Existem muitas formas de trazer ações de sustentabilidade para o seu jardim. Uma delas é dar um novo uso para materiais que iriam para o lixo. Um exemplo, é o uso de garrafas pet para criar ferramentas e objetos que auxiliam no cultivo das plantas. Aprenda mais sobre lendo este artigo!

Sustentabilidade é coisa séria

Um dos grandes problemas enfrentados atualmente é o descarte incorreto de garrafas PETs. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), apesar de 57,1% desse tipo de embalagem já ser destinado à reciclagem, 100 mil toneladas são descartadas na natureza. Elas demoram até 400 anos para se decompor. Esse descarte inadequado é um dos maiores responsáveis pelas enchentes nas cidades e poluição de rios e mares.

Para amenizar esse problema, uma das melhores soluções de sustentabilidade é a reciclagem das garrafas. É possível criar inúmeras peças criativas e diferenciadas com esse material, como roupas de malha PET, itens de decoração (vasos, cortinas, porta-objetos, porta-moedas etc.), luminárias e vasos.

sustentabilidade

Irrigação de jardim com garrafa pet (Imagem: vovodegargau.blogspot.com)

Outra aplicação para esses produtos é na jardinagem com vasos de plantas. Pode-se criar um sistema de gotejamento de água. Esse consiste em levar água de forma moderada e no tempo certo para o crescimento. Para fazer essa técnica, o primeiro passo é analisar o tamanho do jardim ou a quantidade de vasos que será preciso irrigar. Depois, é necessário separar as garrafas PET e higienizar totalmente o seu interior. Feito isso, fure o centro da tampa do tamanho adequado para que a água seja distribuída de forma completa. Faça pequenos furos também no fundo da garrafa PET, para que o ar entre no recipiente e a água possa escoar para as plantas.

sustentabilidade

Sistemas de gotejamento de água com garrafa pet (Imagem:quintaldicasa.blogspot.com)

Terminados os furos, é preciso suspender a garrafa com um suporte, como um galho ou uma estaca na lateral. Você pode usar cola, fita ou arame para fixá-lo ao solo, próximo as raízes das plantas. Por fim, encha a PET com água e controle a intensidade de gotejamento de acordo com a necessidade de cada planta.

Além de contribuir para a sustentabilidade, essa técnica é bem simples e econômica, já que pode ser feita utilizando apenas materiais caseiros e fáceis de encontrar. Gostou? Deixe seu comentário e continue acompanhando o blog da Giuliana Flores!

 

Você também vai gostar de :

  1. Decoração Sustentável – Saiba Como Decorar sua Casa com Flores!
  2. Reciclar Garrafas PET e Reaproveitá-las
  3. Faça Vasos de Flores Decorados Utilizando Latas de Alumínio
7 Comentário(s)

  1. sao lindas tudo que eu v.i maravilhoso ,ver que tem tanta utilidade sa nossas garrafa pett .amei<3

    1. irani disse:

      Amei as pessoas precisam entender que as coisas que não tem mais uso pode ser usado em alguma coisa

  2. rebeca disse:

    gostaria de saber como vc faz para colocar os pet´s na parede..com plantas..

  3. Edvalda silva de souza santos disse:

    AMEI O QUE VI TENHO UM ESPAÇO GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA SUSTENTAR AS GARRAFAS PET NO MURRO VCS ESTÃO DE PARABENS.

  4. CERES disse:

    AMEI AS DICAS PARA JARDIM COM GARRAFAS PETT

  5. Valdecir Tadeu Mancin disse:

    Gostaria de saber como é feito o sistema de irrigação no solo, tanto para flores como para hortaliças

  6. Kátia Oliveira disse:

    Parabéns pelas dicas, realmente muito importante a reutilização das pets. Obrigada.

Matérias relacionadas