Camélia — Saiba Tudo Sobre a Flor da Fidelidade

Camélia — Saiba Tudo Sobre a Flor da Fidelidade

Bela, perfumada e delicada. Essas são as características da flor camélia. Muito utilizada em jardins ou em decoração de festas, ela dá o toque especial que faltava ao ambiente. Saiba tudo sobre a espécie no artigo a seguir!

Também conhecida como a “Flor da Fidelidade”, a camélia conquista por sua beleza exótica, simétrica e encantadora. Ela dá um toque muito especial ao jardim e também é muito utilizada em decorações de festas de casamentos e batizados. Saiba tudo sobre a espécie no artigo abaixo e conheça mais uma formosura da natureza!

A camélia é conhecida como a Flor da Fidelidade

A camélia é conhecida como a Flor da Fidelidade

Origem da espécie camélia

A camélia — cientificamente conhecida como Camellia L. — é um gênero de planta pertencente à família Theaceae. O gênero conta com, aproximadamente, 80 espécies originárias do Sudeste Asiático, que podem ser encontradas em diversas cores.

Existe, aproximadamente, 80 espécies do gênero Camélia

Existe, aproximadamente, 80 espécies do gênero Camélia

Curiosamente, algumas florezinhas podem atingir o tamanho da palma da mão de um adulto, já outras não ultrapassam o  de uma moeda! Espécies como a C. japonica, C. sasanqua e C. chysantha são bastante populares e possuem um agradável e suave aroma.

Plantação e Cuidados

A camélia é uma flor de fácil cultivo, porém, é preciso estar atento ao clima em que ela é disposta, já que é frágil a extremas temperaturas — altas ou baixas. Ela resiste bem a locais frescos e, por isso, ao escolher o espaço em que será plantada, é preciso observar bastante as condições de cada ambiente. De acordo com especialistas em ornamentação, a melhor época de floração é entre o outono e o inverno.

O período de floração da camélia é no outono-inverno

O período de floração da camélia é no outono-inverno

Conheça abaixo outros cuidados que você deve ter com essa charmosa espécie:

Cultivo e adubação

A espécie pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta em alguns momentos do dia. Nos primeiros meses, as regas devem ser frequentes, depois podem ser espaçadas para evitar que o solo encharque. Para estimular a floração, acrescente adubos orgânicos encontrados facilmente em lojas de jardinagem.

Podas de limpeza

Recomenda-se que a poda seja feita após o término da floração. Aproveite também para fazer a limpeza da planta, pois ela costuma ficar coberta de flores mortas. Retire todos os resíduos para deixá-la limpa!

Decoração

As camélias também podem ser utilizadas em decorações, tanto como enfeites de mesa ou até mesmo como arranjos e buquês. Vale a pena usar a imaginação para adequar os enfeites de acordo com o estilo de decoração de cada local. Uma coisa é certa: a camélia é uma flor realmente linda que vale a pena ter dentro ou fora de casa.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a espécie? Na nossa loja virtual, você encontra diversos tipos de flores para deixar a decoração do seu ambiente favorito muito mais especial. Encontre na Giuliana Flores diversos mimos de acordo com cada ocasião!

Você também vai gostar de:

  1. Decoração com Arranjos de Astromélias — Leve a Felicidade e Estilo aos Ambientes
  2. Flores Para Casa — 5 Flores Para Harmonizar o Ambiente e Trazer Paz
  3. Decore Sua Casa Com Flores Do Campo

 

 

8 Comentário(s)

  1. Clair Rosa da Silva disse:

    Gostei, só faltou a resposta do que queria.saber, qual a época em que fica com flores.

    1. Kirk disse:

      Clair, acredito que não tenha lido a matéria por completo, ou leu com pressa. Como dito no texto. A doirada ocorre entre o OUTONO e o INVERNO….. Abcs

    2. Paula Bolsoni disse:

      Suas flores geralmente aparecem no inicio do inverno até por 70 dias.

  2. Uau camélias são flores maravilhosas!

    Elas ficam ainda mais lindas quando o crescimento é feito em vasos e controlado, assim como o uso da poda para faze-lâ florescer mais.

    Parabéns pelo artigo!

  3. Wilma disse:

    A arvore de camelias q tenho ja faz mais de 40 anos, ela agora deu de cair os gravetos e as folhas, esta ficando pelada….nunca aconteceu isso……porque……poderia me explicar…….

    1. Giu disse:

      Olá Wilma! Você precisa ver se a árvore não está doente, com a terra com pouca adubação.
      Beijos Giu

  4. Paula Bolsoni disse:

    como preparar as flores para cha da Camélia Japonica…

  5. Paula Bolsoni disse:

    Minha camélia esta repleta de flores e esta com bastante botões .como preparar cha das flores.

Matérias relacionadas