Buquê de Noiva: Descubra o Significado Desta Tradição!

18/07/2018

O buquê de noiva é um detalhe fundamental na composição do look de casamento. Além disso, a maioria das noivas adora realizar o famoso arremesso do buquê para as convidadas solteiras. Esta tradição é um símbolo importante na cerimônia e já vem de longa data. Mas você sabe o significado do uso do buquê de noiva? Acompanhe neste artigo!

Por que usamos buquê de noiva?

O buquê de noiva está associado ao casamento na mesma intensidade que o vestido branco. Faz parte do imaginário popular, mas seu significado está além da composição romântica do visual no altar.

Para começar, buquê deriva da palavra francesa “bouquet” que significa arranjo de flores. Na tradição européia, em meio a idade média, era comum que as mulheres recebessem flores e ervas aromáticas na caminhada até o altar, este costume era uma forma dos convidados desejarem boa sorte e espantar os maus espíritos da união do casal, para que fossem felizes.

Além disso, em cerimônias da Polônia, as noivas carregavam flores e salpicavam açúcar no buquê, segundo a crença, isto traria prosperidade e doces anos de convivência. Já na Grécia, o costume era carregar alho e ervas aromáticas em um arranjo com flores azuis, para afastar a negatividade e inveja.

Em todas as culturas, as flores e elementos naturais sempre foram utilizados como adornos e amuletos de proteção nas cerimônias de casamento. Aos poucos, o cristianismo tornou esta tradição difundida pelo mundo, com a ascensão dos adeptos à religião.

Por que jogar o buquê de noiva?

Segundo os registros históricos, a tradição de jogar o buquê de noiva para as convidadas solteiras na festa de casamento, surgiu no século XIV, em terras francesas. Com a valorização dos vestidos, o costume passou a substituir um outro ainda mais antigo, o de arrancar pedaços do vestido da noiva para atrair sorte e amor.

Desde então, aquela que consegue pegar o buquê da noiva é, segundo a crença, a próxima sortuda a se casar. Tudo isso sem precisar estragar o vestido, que hoje em dia pode ser alugado ou guardado para as próximas gerações.

As flores do buquê possuem significado?

Sim! Todas as flores podem possuir significados, alguns dos mais comuns são:

  • copo de leite – felicidade e pureza;
  • cravo- fertilidade;
  • crisântemo-paixão;
  • girassol-vida, alegria;
  • lírio– sorte, paz;
  • margarida- inocência;
  • tulipa- amor;
  • violeta- lealdade;
  • rosa champanhe- admiração, reverência;
  • rosa vermelha– amor, paixão;

Gostou de aprender o significado do buquê de noiva? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o blog da Giuliana Flores!

Você também pode gostar de:

  1. As 5 Flores mais Lindas do Mundo
  2. Seleção de Combinação de Flores para Casamentos Tradicionais
  3. Flores Para Casamento — Qual Arranjo Escolher?

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>