Confira Dicas de Conservação para Diferentes Arranjos de Flores
Os arranjos de flores são ótimas opções de presentes e também de decoração, pois trazem alegria e vida a qualquer lugar e ambiente. Confira mais sobre dicas de conservação para diferentes arranjos de flores.
As flores embelezam e trazem alegria e vida a qualquer ambiente e, além disso, são ótimas opções de presentes em ocasiões especiais, visto que a maioria das pessoas gosta de receber um belo arranjo de flores. No entanto, o tempo de vida delas pode ser um problema sério, principalmente para quem pretende comprá-las e fazer a entrega pessoalmente. Para ajudá-lo a preservar essa beleza por mais tempo, nós separamos algumas dicas espeial de conservação para arranjos de flores, confira.
Tudo começa na escolha das flores
Para que os arranjos de flores permaneçam bonitos e frescos por muito tempo, alguns cuidados precisam ser tomados. Esses cuidados têm que começar desde a escolha das espécies (algumas podem durar por até 15 dias), que devem ser saudáveis e não apresentar danos, como plantas secas ou murchas, pragas ou qualquer tipo de doença. As flores com botões também conferem ao arranjo uma durabilidade maior.
A dica é dar preferência às flores que melhor se adaptam ao clima da região para que durem mais após o corte. Para locais quentes, as mais indicadas são as espécies tropicais, como cravos, alpínias, helicônias, copos-de-leite, lírios, strelitzias, astromélias e antúrios. Já para lugares frios, recomenda-se rosas, azaleias, primaveras, lavandas e camélias. Mais uma sugestão é optar por flores de cor escura, que, salvo algumas exceções, tendem a ser mais resistentes.
Leve o arranjo de flores imediatamente para casa
Parece bobo, mas é importante fazer um planejamento antes de comprar o arranjo de flores que tanto quer. Além de escolher as flores, vaso, formato e, claro, preço, você precisa calcular como as levará o mais rápido para casa. Por isso, deixe-as para o parte final de suas compras. Quanto mais ela ficar fora do vaso ou da espuma floral, menor será o tempo que ficará bonita e saudável. Esse mesmo pressuposto pode ser usado quando for replantar espécies de um jardim para outro.
Cuidados com os arranjos de flores quando chegar em casa
Os arranjos podem ser montados com apenas um tipo de flor ou com a mistura de espécies de diferentes tamanhos e cores. Basta distribuí-las de maneira harmoniosa em uma espuma floral ou em um belo vaso, incrementando-os com laços.
Na confecção do arranjo, primeiro é necessário umedecer a espuma floral. Se for usar um vaso, é preciso lavá-lo e enchê-lo com água limpa. Depois, retire a embalagem das plantas e faça um corte longitudinal de 2 cm no caule antes de acomodá-las no arranjo a fim de aumentar a absorção de água pelas hastes. É importante ainda remover o excesso de folhagem da água para que não prejudiquem as flores. Com o passar dos dias, as folhas e flores que murcharem também devem ser retiradas. No caso das rosas, não remova os espinhos, pois isso pode diminuir o tempo de vida delas.
Outros cuidados para conservar o arranjo de flores
Deixe-as longe das cestas de frutas
Embora seja uma combinação tentadora, principalmente do ponto de vista estético, nunca coloque o seu arranjo próximo a frutas. Algumas espécies podem liberar gás etileno, que causa o envelhecimento das flores.
Cuidados no uso de aditivos
Quando despejados em pequenas quantidades na água, produtos como lixívia e açúcar podem ajudar a prolongar a vida das plantas. No entanto, se usados demais, eles poderão funcionar como um veneno. O processo deve ser repetido sempre que a água for trocada, mas somente nesse momento.
Retirar flores murchas
Uma flor murcha pode, literalmente, contaminar todo o seu arranjo. Isso acontece porque ao murcharem, elas liberam gás etileno, provocando o envelhecimento precoce de toda a planta.
Mantenha o arranjo de flores protegido
Deixe o arranjo em um local fresco e à sombra, longe do vento, calor excessivo e ar-condicionado, os quais aceleram o processo de deterioração das plantas.
Água e caule
Todos os dias, de preferência pela manhã, além de verificar a existência de flores murchas, você deve substituir a água por uma nova. Além disso, a cada dois dias, repita o corte na base do caule. Essas ações garantem que o seu arranjo permaneça bonito e saudável por mais tempo.
Agora que você já sabe como manter o seu arranjo vivo por mais tempo, basta escolher aquele que mais lhe agrada aqui na Giuliana Flores e deixar sua casa mais bonita e colorida.
Você também vai gostar de:
Arranjo de Flores Naturais ou Artificiais: Qual Escolher para Decorar?
23 Arranjos de Flores para Mesa que Deixam Qualquer Ambiente Especial
Escolhendo o Presente Ideal – Confira Sugestões de Arranjos de Flores para Cada Ocasião
2 Comentário(s)
Lindíssimas bem cuidadas; Preciso de preços. Muito legal esta página, muitas dicas importantes Parabéns! Curti bastante!
Bem legal