Como Cultivar Minirrosas

16/01/2020

Delicadas, bonitas e capazes de deixar qualquer ambiente com muito charme e formosura, essas flores proliferam beleza por onde passam. Para quem não tem espaço para criar roseiras, elas são excelentes opções, pois além de não ocuparem tanto espaço, possuem cuidados simples, diferentemente dos cuidados das rosas convencionais. Quer saber como cultivar minirrosas? Entenda tudo o que precisa nesse post!

Como cuidar de minirrosas

Minirrosa Vermelha

Primeiros passos — Como cultivar minirrosas?

Para aprender como cultivar minirossas, é preciso saber um pouco sobre suas características. As minirrosas são flores provenientes da Ásia, mais especificamente da China Central, e também são conhecidas pelos nomes de roseira miniatura e rosa miniatura.

Essas flores atingem entre 30 e 60 centímetros de altura e se caracterizam pelo florescimento contínuo tanto em botões quanto em cachos. Suas cores bem definidas variam entre o branco, o vermelho, o rosa, o laranja, o amarelo e o púrpura.

De uma forma geral, as rosas simbolizam o amor. Porém, dependendo da cor, os significados podem mudar, como a vermelha para a paixão e a amarela para a felicidade.

Após o plantio das mudas e a certificação de que a planta “pegou”, o que significa que ela está pronta para prosseguir seu crescimento, alguns cuidados são importantes. Veja como cultivar minirrosas.

Como regar as minirrosas

Até a primeira floração, as regas devem ser diárias em caso de estiagem. Terminada a floração, é necessário manter a terra relativamente seca entre os procedimentos de rega.

Caso a intenção seja manter as flores no vaso, é necessário realizar o transplante para o seu local definitivo, que deve ter no mínimo 12 centímetros de diâmetro. As mudinhas já estarão crescidas e, provavelmente, desabrocharão após 40 ou 50 dias.

Poda das plantas

Tal crescimento indica a necessidade da primeira poda, que deverá deixar as minirrosas com apenas cinco centímetros de talo. Meses depois será a hora da segunda poda, indicada para quando as plantas tiverem florescido pelo menos duas vezes.

Nessa ocasião o talo deverá ter cerca de dez centímetros. Quem quer saber como cultivar minirrosas, deve se atentar para que as flores não sejam mantidas com um tamanho muito extenso, para não sofrer com falta de nutrientes.

Adubação das flores

É aconselhável acrescentar ao solo farinha de ossos, torta de mamona ou adubo orgânico três vezes ao ano para garantir plantas mais belas e saudáveis.

Replantio de minirrosas

Como cuidar de minirrosas

Troque para um vaso maior!

Outra opção é multiplicar a planta por estacas (plantar um ramo), visando o cultivo futuro em áreas mais espaçosas, como jardins. Para esse tipo de atividade, o aconselhável é esperar o fim da primavera e escolher um galho sadio, com pétalas de minirrosas ainda para cair.

As folhas e os espinhos devem ser removidos e apenas a primeira gema (botão) deve ser mantida, pois ela é necessária para brotar.

A estaca, que deve medir em média 15 centímetros, deve ser espetada em um solo devidamente adubado. Para obter a iluminação indireta, é só cobrir a estaca com um plástico. Dentro de quatro a seis meses a brotação já está pronta para ser transplantada para um local definitivo.

Viu como cultivar minirrosas é fácil? Além de belos enfeites, as flores são lindos presentes e lembrancinhas para dar a alguém especial!

Na Giuliana Flores você encontra várias opções de rosas para deixar o seu dia ou de alguém muito mais bonito!

Você também vai gostar de:

  1. Flores da Primavera – Saiba Quais São Elas!
  2. Cultivo das Rosas – Dicas e Cuidados Básicos
  3. Primavera – Saiba mais Sobre a Estação Colorida

 


 

Compartilhe este artigo

22 Comentários para “Como Cultivar Minirrosas”

  1. Abigal Silva Melo

    AMO ROSAS! SÓ QUE MORO EM APARTAMENTO …. O QUE POSSO FAZER PRA CUTIVAR UMA MUDINHAS DESSA MINI ROSA?

    Responder
  2. cleci

    Gostaria de saber se posso cultivar mini-rosa em AP? Oq é necessário? Obrigada se puderem me ajuda… Abraços

    Responder
  3. Maura Batista do Carmo

    AS rosas são flores lindas, sejas a simples ou as mais diversas.Não importa as cores, eu adoro todas.

    Responder
  4. Divina Sousa Almeida

    eu amei entra e conhecer um pouco a respeito de flores e jardinagens vou continuar acessando pra saber mais muito legal estão de parabéns ;

    Responder
  5. MARIA MARTA

    TENHO VERDADEIRA PAIXÃO PELAS ROSAS , AINDA MAIS QUE É A FLOR DO MEU SIGNO

    Responder
  6. KATIA MACHADO MORSELLI

    QUANTO CUSTA? [MUDAS ] DAS MINI ROSAS, UMA DE CADA COR.
    AGUARDO RESPOSTA.

    Responder
  7. eu comprei uma muda por 1,65 no supermercado savegnago

    vou passar amanha para um vasinho!

    Responder
  8. MARGARIDA GUIMARAES

    Sou apaixonada por rosas e tenho algumas no meu quintal, faço tudo que me ensinam e não consigo mante-las bonitas e floridas, gostaria de saber se existe algum tipo de terreno específico para elas, ou o se depende da forma de plantar?

    Responder
  9. Sergio Luis

    Amei vou fazer um canteiro de mini rosas em meu jardim. OBS: Resido na Ruas das Rosas………………..

    Responder
  10. Lazara

    As minhas mini rosas estão dando uma ferrugem nas folhas que eu faço

    Responder
    • Odileia

      Minhas mine rosas estão com folhas miúdas q n evoluem e botões q já nascem secos e morrem ,podem me ajudar ? por favor fiz uma polda mas n resolveu nada

      Responder
  11. marlene

    tenho minirosa em um vaso estao co rosas mas as folhas estoã amarelas e caindo oque devo faser nen ten mais botoes parese fracas coloquei adubo organico como de animal ,.

    Responder
  12. joao flores

    Parabéns, está tudo muito bonito. Essas mini rosas estão de encher os olhos, obrigado por trazer essas maravilhas.

    Responder
  13. Eu tenho mini rosas que vieram na casa que comprei e estão ficando feias. Ja tentei fazer estacas mais de 5 vezes, nunca deu certo, elas sempre apodrecem e nunca criaram um único fio de raiz sequer. O que pode estar errado? Usei de tudo, terra adubada, até hormônio enraizador, mas nada funcionou. Você pode me ajudar? Já fiz estacas de diversas plantas, todas com sucesso, só essa até hoje que está embaçada. Abraços!

    Responder
  14. Camilla Angelo Collaço

    Eu tenho mini rosas em vasinhos, pelo que li acima fiz tudo certo, porém ainda tenho duvidas de quanto em quanto tempo de regar.

    Responder
  15. Camila

    Olá boa noite!

    Eu comprei uns três tipos de mini rosas e todas estão em um vaso de cimento extenso bem adubada, comprei onde escolhe as flores e eles entregaram prontas. Não sei o que está acontecendo, coloquei na varanda onde leva sol pelo menos durante 4 horas, bem arejada e rego toda manhã e percebi não são todas, umas vi que estão nascendo novas folhas e em outras estão a metade amareladas e como é a primeira vez que cuido não sei, as flores murcharam e apenas uma saiu o botão mais não brotou,quero saber se as flores que murcharam é necessário eu cortar para nascer outra no lugar? Se é assim mesmo? Obrigada!

    Responder
  16. Mariana

    Comprei hoje mudas de mini roseiras para plantar no cemitério e tenho dúvidas se devo esperar para plantar, se já posso fertilizar, quando e de quanto em quanto tempo regar.

    Responder
  17. Maria do csrmo

    Amo as rosas! Gosto de todas as cores, mas em especial as amarelas!
    Quero cultiva las, porém não encontrei as mudas para comprar!
    Vcs vendem mudas? Ou pode me indicar onde posso encontrar?
    Obrigada!

    Responder
  18. Minhas mini rosas secaram as folhas e não quer sair folhas só ta o galinho como Fasso para ela sair folhas e flores eu Rego direitinho mais parece que ela está morrendo

    Responder
  19. Oi. Nasceu 1 broto bem grande rente com o pe da minha mini roseira. Posso podar? Não vai prejudicar a pe se deixar?

    Responder
  20. Silvana

    Posso plantar mini rosas em um canteiro no chão.? porque só vejo falando de vasos

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>