Como Fazer Painel Vertical para Plantas?

Como Fazer Painel Vertical para Plantas?

Além de belíssimo, um painel vertical de plantas e flores melhora a qualidade do ar e traz muitos benefícios à saúde de quem escolher ter esse item dentro de ambientes. Aprenda a fazer um e sinta-se renovado diariamente com a positividade da natureza!

Você sabia que o jardim vertical — ou jardim suspenso — é uma forma paisagista que utiliza a parede como suporte? Ao invés do tradicional chão, é feito um painel vertical para plantas e flores e, que, consequentemente, auxilia na melhora do ar e traz maior conforto térmico ao ambiente.

Aprenda a fazer um e enfeite a sua casa com a beleza da natureza!

Como fazer painel vertical para plantas?

Bonitos, práticos e versáteis os jardins verticais já são uma realidade em ambientes residenciais e comerciais. Além disso, para quem não possui um quintal em casa ou mora em apartamento, pode trazer o frescor da natureza para dentro do ambiente com o painel vertical para plantas.

Antes de começar a montá-lo, primeiro é preciso entender qual o melhor local para o seu jardim. Além de uma boa luminosidade, na hora de escolher o seu espaço, atente-se para a ventilação. Em apartamentos, por exemplo, é comum os moradores optarem pelas varandas por conta desses aspectos.

Com o cantinho escolhido, chegou a hora de montar o seu painel vertical para plantas. Olha só como é simples e rápido:

Selecione a estrutura

A estrutura vai ser a base do seu jardim, além de claro, a parede. Mas para deixar o visual mais agradável, é usado materiais para cobrir o concreto, como:

  • treliça de jardim,
  • folhagens;
  • pallets;
  • cachepots;
  • garrafas pet;
  • canos de PVC.

Escolha das espécies

É importante que você dê preferência para espécies que possuem as mesmas condições climáticas. Ou seja, plantas e flores que precisam de ampla exposição solar ou que prefiram sombra. Desta forma, você terá o mesmo cuidado com todas e não se confundirá na hora da manutenção.

Os girassóis, as azaleias, as begônias e o hibisco são algumas que florescem lindamente com ampla luminosidade.

Já os lírios, as violetas e os antúrios, preferem ambientes com sombra.

Tipo de irrigação

Se o seu jardim for de pequeno porte, a rega manual já é suficiente. Agora, se for em grande escala — seja na largura, altura ou ambos — o ideal é o automatizado.

Adicione personalidade

Que tal adicionar a sua personalidade ao seu painel de jardim vertical? Você pode complementar entre as plantas, folhagens de diferentes tamanhos, arranjos de suculentas pendentes, diversos tipos de cachepots coloridos e muito mais. Deixe a sua criatividade fluir!

Gostou do conteúdo? Outros sobre jardinagem você encontra no blog Giuliana Flores. Confira também qual a melhor terra para suculentas!

Você também vai gostar de:

  1. Jardins Exóticos — 4 Jardins Para Se Inspirar e Criar o Seu Próprio!
  2. Como Plantar Cactos e Cuidar Deles? Entenda!
  3. Aromaterapia das Flores — Quais Flores Têm Aromas que Nos Fazem Bem?

 

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas