O que é Sal de Flor e Para que Serve?

O que é Sal de Flor e Para que Serve?

Conheça o sal de flor, suas características e benefícios para a culinária e saúde. Veja também como utilizar este produto que é considerado o “mais puro sal”, comparado aos demais.

Quem ama gastronomia — ou mesmo quem não se aprofunda no assunto, mas gosta de apreciar o sabor de pratos diversos — já deve ter ouvido falar do sal de flor. Também chamado de flor de sal, este tempero tem se tornado um dos mais requisitados. Isso porque a cozinha gourmet passou a valorizá-lo, mas, o item já se popularizou e tem ganho notoriedade na culinária tradicional também.

Saiba o que é sal de flor e quais os benefícios

Este sal é extraído do mar, assim como o sal grosso e o refinado, que já utilizamos no cotidiano. A diferença entre ele e os demais é que é muito mais delicado. Devido a isso, ganhou o nome de sal de flor, evidenciando a característica.

Ele é extraído dos oceanos e preparado de maneira artesanal. Além de ser removido com sutileza, também precisa secar ao sol para que suas propriedades sejam preservadas. Todo este cuidado em cada etapa reflete no valor do produto, que acaba ficando mais caro nas prateleiras dos supermercados.

Devido à elevação do seu valor, o sal de flor começou a ganhar destaque primeiramente na culinária gourmet. Porém, com o conhecimento dos seus benefícios, muitas pessoas passaram a utilizá-lo também no dia a dia.

Benefícios deste tipo de sal

Por ser feito em um processo artesanal, a flor de sal não conta com fortes misturas em sua composição. Ou seja, a especiaria tem suas propriedades preservadas.

Isso faz com que o sabor seja mais apurado — não atoa também é conhecido como “o mais puro sal” — e que seja mais saudável. Sobre este último benefício, vale lembrar que isso não significa que a quantidade de sódio a ser consumida por dia seja maior. Segundo especialistas, o indicado para indivíduos saudáveis é 5g de sódio por dia.

Ou seja, isso não se refere apenas ao sal do prato que você vai cozinhar, mas também aos outros alimentos que irá comer durante o dia.

Como usar?

A aplicação deve ser feita da mesma maneira como com outros sais, a diferença estará na quantidade. Como esta especiaria apresenta um gosto mais apurado, você não precisa usar muito do mesmo. Além disso, uma das tendências do segmento gastronômico é a diminuição do sódio em alimentos, a fim de uma vida mais saudável.

Gostou de conhecer mais sobre o sal de flor? Aproveite e confira outros conteúdos de lifestyle no blog da Giuliana Flores!

Você também pode gostar de: 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas