Panetone: Conheça a História da Delícia que não Pode Faltar no Natal

Panetone: Conheça a História da Delícia que não Pode Faltar no Natal

Entre todas as delícias do Natal, o panetone se destaca. Conta a lenda que a receita surgiu por meio de um erro! Confira a história do alimento e dicas para presentear.

Natal sem panetone não tem aquele mesmo gostinho que encanta a vida da gente desde criança. A receita do pão doce, macio, com fragrância de baunilha e recheado de frutas cristalizadas surgiu em Milão, na Itália, onde era servido somente em ocasiões especiais devido ao seu preparo difícil. Ele foi trazido para cá pelos imigrantes italianos no século 19. Mas sua popularização só aconteceu  mesmo a partir de 1948, quando Carlo Bauducco, dono da Bauducco, começou a vender o alimento em São Paulo. Hoje, o Brasil é o segundo maior produtor do alimento no mundo, perdendo apenas para seu país de origem.

Entre lendas e fatos: a origem do panetone

A origem do panetone mais famosa remete a uma lenda encantadora, típica da época natalina. Segundo ela, a receita teria surgido no ano de 900 por erro de um humilde assistente de padreiro chamado Toni.

Na véspera de Natal daquele ano, ele teria trabalhado durante muitas horas seguidas e ainda precisava assar uma fornada de pães e preparar uma torta para seu chefe. Devido à exaustão, confundiu os ingredientes e colocou uvas passas da torta na massa de pão. Numa tentativa desesperada de reverter a situação, ele acrescentou frutas cristalizadas, manteiga, ovos e outros ingredientes do recheio da torta, assou tudo e entregou para o seu patrão.

Ao contrário do que o assistente imaginava, o patrão não somente elogiou o pão como usou o alimento durante a ceia de Natal, dando o nome de “pane di Toni” (pão de Toni). Com o passar do tempo, o bolo começou a ser chamado de panetone.

Sabores para todos os paladares

Apesar do panetone de frutas ser o mais tradicional e solicitado, nos últimos tempos, surgiram opções com os mais variados recheios tanto doces, como chocolate e doce de leite, quanto salgados, como o excêntrico sabor pizza. Dessa forma, muito mais do que somente um alimento para ser servido durante a ceia, a delícia pode ser oferecida como presente de Natal, compondo lindos kits. Duvida? Então confira algumas opções que dão água na boca e encantam ao mesmo tempo.

Amoroso Natal

Que tal desejar muito além de somente um Feliz Natal? Nesta noite especial, ofereça um amoroso natal para alguém especial com um panetone Ofner. Feito com muita tradição, o produto é um dos mais desejados pelo seu sabor irresistível. Para complementar o mimo, o kit vem com um belo buquê de rosas e astromélias.

Panettone Kopenhagen & Flores Nobres

Ah, os chocotones! Difícil encontrar quem resista a essa delícia ainda mais quando se trata de um da Kopenhagen. Se você quer fazer feliz os apaixonados pelo doce, então este kit composto por um panetone com gotas de chocolate, recheio cremoso de doce de leite, cobertura de chocolate ao leite e decoração de Língua de Gato é o presente ideal para essa pessoa. Acompanhado por um lindo buquê de rosas mistas, certamente despertará todas as melhores sensações deliciosas em quem você quer bem.

Confira no nosso site outras combinações saborosas de panetone para presentear no Natal com muita tradição e carinho!

Você também vai gostar de: 

  1. Panetone, a delícia do Natal!
  2. Aproveite as delícias e magias do Natal!
  3. Flores para Natal – Conheça presentes e flores para comemorar o Natal
0 Comentário(s)

Matérias relacionadas