Plantas em Espaços com Pouca Luz – Saiba como Decorar!
Você sabe usar as plantas em espaços com pouca luz? Confira dicas de como escolher as espécies adequadas e deixe seu ambiente mais bonito!
Algumas pessoas acham que não dá para ter plantas em espaços com pouca luz, como em escritórios e apartamentos. Mas, mesmo com pouca luminosidade, é possível ornamentar esses locais coma as espécies chamadas de sombra e meia-sombra que são ideais para serem cultivadas nesses ambientes, pois vivem bem com o mínimo de luz.
Para ter uma planta em casa e decorar o ambiente, o primeiro passo é pesquisar sobre o tamanho que a espécie é capaz de atingir a fim de não prejudicar o seu desenvolvimento. Outro ponto essencial é criar um ambiente favorável para um crescimento saudável, proporcionando condições semelhantes ao seu habitat natural.
Mais indicadas flores e plantas em espaços com pouca luz
Entre as mais indicadas flores e plantas em espaços com pouca luz estão a aglaonema, conhecida como falso-café-de-salão, que tem porte pequeno (de 20 a 150 cm); a camedórea-bambu, que precisa de uma área maior; a palmeira-leque, que pode chegar a até 3 m de altura; e a babosa-de-pau, com folhagem abundante e porte pequeno.
Quanto às flores, as melhores opções são os lírios-da-paz, as violetas, os antúrios, as begônias e as bromélias. Essas espécies tem são ótimas para ficarem em locais com pouca luminosidade e, além disso, são lindas opções para decorar qualquer cantinho da casa.
No caso de todas essas plantas, é necessário ficar atento à irrigação, visto que elas não necessitam de tanta água como outras espécies, e à terra – se estiver úmida, não precisa ser regada. A adubação deve ser feita de duas a três vezes por ano, sempre durante o verão, pois no inverno a planta está em estado de dormência. Dê preferência aos adubos orgânicos, que contêm húmus de minhoca incorporado na terra, ou adubos líquidos, compostos por uma grande quantidade de nutrientes e microrganismos.
Mesmo que essas plantas em espaços com pouca luz se adequem com facilidade, algumas espécies necessitam de cuidados especiais, como a poda de limpeza, que consiste na retirada das folhas secas e mortas. Além disso, é essencial atentar-se às doenças ou pragas que possam prejudicá-las. Assim, preste atenção a qualquer mudança que ocorrer.
Para mantê-las sempre com uma bela aparência, o ideal é que você passe um pano úmido nas folhas para remover a poeira.
Gostou dessas opções? Então, confira essas e outras lindas flores no site da Giuliana Flores e decore a sua casa, escritório ou apartamento com as espécies adequadas!
2 Comentário(s)
Ótimas dicas, traz mais vida.
gostei da reportagem pois adoro cultivar bromelias