Escolhendo Móveis Amigos do Ambiente – Seja Sustentável

18/10/2013
Móveis amigos do Ambiente

Móveis amigos do Ambiente

Tanto em casa como no escritório, a decoração pode ser composta por mobílias ecologicamente corretas. Além de darem um aspecto original aos espaços e de serem funcionais, contribuem para a preservação do meio ambiente. Saiba como adquirir móveis amigos do ambiente:

Preferir o móvel usado

Adquirir uma mobília usada é uma opção econômica, financeiramente falando, e ajuda na preservação do ambiente pelos seguintes fatores:

  • Móvel usado já liberou os compostos orgânicos voláteis – elementos característicos da mobília nova que afetam a qualidade do ar e são nocivos para a saúde.
  • Economiza nos custos energéticos ligados à fabricação de mobiliário.
  • Não sobrecarrega os aterros.
Decoração de Móveis

Decoração de Móveis

Optar pelo mobiliário usado não significa abdicar de seu gosto. É possível transformar o item sem prejudicar o meio ambiente, basta usar tinta ecológica ou têxteis orgânicos.

Aproveitar o que já possui

  • Não desfaça do seu sofá, da sua cama ou outro tipo de móvel velho. Pense numa forma de aproveitá-los. Se sua mesa velha, por exemplo, pode ficar novinha com uma nova mão de tinta. Nesse caso, o bacana é investir numa cor diferente, que possa revitalizá-la.
Sofá

Sofá

  • Troque os pés e os puxadores do guarda-roupa ou da cômoda do seu quarto. Só essa ação já dará uma cara para o imobiliário.
guarda-roupa

guarda-roupa

  • Não descarte seu sofá. Em vez disso, mande estofar.

Se não tiver jeito de fugir do novo, saiba escolher

  • Às vezes não tem como fugir, e precisamos comprar uma mobília nova. Mesmo assim é possível ser amigo do meio ambiente. Prefira o produzido a mobília em madeira maciça sustentável.
  • Peças em aço inoxidável são boas opções, visto que apresentam compostos que podem reciclados e não liberam gases nocivos para o meio ambiente e para o seu lar.

Fique com os modelos em exposição

Essa é mais uma madeira de ajudar na preservação da natureza. Peça ao vendedor aquela peça em exposição, em vez daquela no almoxarifado. Grande parte dos compostos que prejudicam o ambiente já foi liberada. Assim você evita gases nocivos em casa e economiza, pois mobília nesse estado é sempre mais barato.

Compartilhe este artigo

Um comentário para “Escolhendo Móveis Amigos do Ambiente – Seja Sustentável”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>