Reaproveitando Recipientes para Plantar

Reaproveitando Recipientes para Plantar

Aprenda a contribuir com a sustentabilidade reaproveitando recipientes para plantar e, consequentemente, deixar o seu jardim com um toque muito especial!

O destino do lixo doméstico é um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade. A quantidade de detrito produzido é muito superior à capacidade de processamento do mesmo, contribuindo para o aumento da poluição da água, do ar e do solo. Por isso, reciclar é tão importante e você pode fazer isso reaproveitando recipientes para plantar. Veja as nossas dicas!

Entenda a importância de reciclar

Entenda-a-importância-de-reciclar

imagem de: pixabay.com

A reciclagem é uma maneira de ajudar a preservar o meio ambiente. Ela colabora para a diminuição do volume de resíduos nos aterros sanitários, protegendo os solos e os lençóis freáticos (água pouco profunda); e transforma lixo em matéria-prima, aumentando a vida útil dos materiais e evitando que mais detritos sejam produzidos desnecessariamente.

Reciclar é reaproveitar produtos e utensílios que normalmente iriam ser jogados fora e dar a eles uma nova funcionalidade. Qualquer parte de uma casa permite a reutilização de materiais, inclusive o jardim que, após receber esses itens, acaba ficando mais bonito, charmoso e, principalmente, sustentável.

Reaproveitamento recipientes para plantar você pratica a reciclagem e, consequentemente, a sustentabilidade, que a cada dia ganha mais adeptos.

Baldes, chaleiras, xícaras, jarras, bacias e outros objetos podem ser transformados em belos vasos de plantas. No entanto, para utilizá-los, é preciso tomar alguns cuidados.

O que fazer antes de reciclar recipientes para o plantio

O-que-fazer-antes-de-reciclar-recipientes-para-o-plantio

imagem de pixabay.com

Agora que você já sabe que uma forma de colaborar com a natureza e sustentabilidade é reaproveitando recipientes para plantar, veja o que é preciso para fazer isso de maneira adequada.

  • Lavar muito bem as vasilhas, eliminando qualquer vestígio de elementos tóxicos (ferrugem, produtos químicos, como cloro, ácidos e detergentes), para que as plantas não sejam contaminadas;
  • Impermeabilizar a parte interna de cada recipiente, aplicando uma camada de tinta ou revestimento impermeabilizante. Com esse procedimento, a durabilidade do vaso aumentará e também evitará que qualquer produto químico do utensílio possa contaminar a planta;
  • Optar por materiais resistentes, que suportem bem as mudanças climáticas e que não absorvam muito calor, pois isso pode ressecar a terra e matar a flor. Caso vá utilizar recipientes metálicos, escolha plantas com maior resistência à temperatura e à falta de umidade;
  • Observar o tamanho da planta e de sua raiz. Aquelas que têm raízes maiores e mais fortes devem ser plantadas em recipientes grandes e resistentes. Já as plantas com raízes mais finas podem ser cultivadas em jarras, utensílios de vidro e de outros materiais mais delicados.

Em todos os casos, é preciso encontrar a melhor maneira de reproduzir as condições naturais de crescimento de cada planta. Toda espécie tem sua necessidade específica de água, portanto, é interessante escolher o recipiente de acordo com as especificidades de cada variedade.

Agora que já sabe que reaproveitando recipientes para plantar você também está contribuindo com a natureza e, ainda, dando um toque muito especial ao seu jardim, confira as nossas diversas opções de flores para embelezar a sua casa!

Você também vai gostar de:

  1. Caixote com Flores – Reutilizando e Decorando a Casa
  2. Faça Lindos Vasos de Flores Plantadas em Cano de PVC
3 Comentário(s)

  1. Nerenilda Gomes disse:

    Amei gostaria de receber mais dicas

  2. Nadir Louback disse:

    Eu amo essas coisas, vcs são muito criativos e eu tenho copiado algumas coisas daqui. Essa pagina é maravilhosa.

  3. Dalva Stela Manzan disse:

    Amei todos ! Muito interessante

Matérias relacionadas