Aprenda a Fazer Jardins em Miniatura

13/01/2017

Já pensou ter jardins em miniatura? Também conhecidos como terrários, eles podem ser excelentes opções para as pessoas que desejam ter um cantinho verde, mas não dispõem de espaço. Pode parecer difícil de montá-los, mas o fato é que eles são fáceis de montar e cultivar.

Jardins em Miniatura

Jardins em Miniatura – Fonte: alzoli.com

Como montar um jardim em miniatura? 

O processo é simples. No jardim em miniatura, as condições ambientais devem ser similares às da natureza. O objetivo é reproduzir mais fiel possível o habitat das plantas que serão cultivadas. Para isso, a montagem deve seguir os passos:

jardins-em-miniatura-fazer

imagem de: https://minijardins.files.wordpress.com/

Escolha das espécies

Dê preferência às plantas de pequeno porte que não ultrapassem a altura do vidro com o tempo. Isso facilitará a preparação e a manutenção do jardim em miniatura. Quem é iniciante na jardinagem, pode optar por variedades que gostam de sombra e toleram altos níveis de umidade, como musgos e samambaias. Mas, se o objetivo for criar um clima árido, em um recipiente aberto, os cactos e as suculentas são ideais.

Jardim em miniatura

imagem de: http://www.tudointeressante.com.br

Seleção do recipiente

O ideal é que seja de vidro ou qualquer outro material transparente para propiciar a total visualização do arranjo. Também precisa de profundidade suficiente para acomodar as raízes. Quanto ao formato, existem estufas fechadas e cupulares, próprias para esse cultivo, mas aquários e potes comuns podem ser usados sem problemas. A diferença é que esses artigos exigem regas frequentes, pois têm uma abertura maior.

Aquisição dos materiais e montagem

Após lavar o recipiente, coloque no fundo uma mistura de pedras, cascalho e carvão vegetal. Essa composição ajuda na drenagem da água. Em seguida, adicione uma camada de musgo e, por cima, espalhe de dois a três centímetros de terra. Faça pequenos buracos e coloque as plantas com cuidado para não danificar as raízes. Enfeite com pedras, conchas, estátuas em miniatura e qualquer outro objeto de sua preferência.

jardins-em-miniatura

imagem de: http://dicasdecoracao.net

Cuidados e manutenção

Viveiros fechados são naturalmente úmidos, por isso, as plantas não precisam de muitas regas. Já os potes sem tampa requerem água toda semana, todavia, a frequência ainda depende da espécie cultivada. Cactos e suculentas podem ser regados apenas uma vez por mês.

Vale lembrar que o jardim em miniatura fechado precisa ser aberto de vez em quando para que ar fresco chegue até as plantas. Também é importante remover qualquer erva daninha ou vegetal doente.

Jardins em miniatura

imagem de: https://br.pinterest.com/pin/542331980111753454/

Esses jardins em miniaturas ficam lindos na varanda, mas podem ser colocados na sala e até mesmo na cozinha ou no banheiro, garantindo uma decoração charmosa aos cômodos.

No site da Giuliana Flores, você encontra vários tipos de arranjos para alegrar e decorar a sua casa. Conheça nossos produtos!

Você também vai gostar de:

  1. Confira Dicas Para Montar Seu Terrário de Cactos e Suculentas
  2. Alivie o Estresse do Dia a Dia Com o Jardim Zen

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

6 Comentários para “Aprenda a Fazer Jardins em Miniatura”

  1. Maria Cecilia Bruno Correa

    adoro suas dicas tenho muitas plantas e gosto de novidades obrigado.

    Responder
  2. stela

    adorei adoro plantas mas não tenho sorte tão sempre feias as suculentas e caquitos adoro

    Responder
  3. vera vieira

    Aprecio muitíssimo o senso criativo, principalmente no Paisagismo

    Responder
  4. MARIA APARECIDA

    MUITO LINDO ACHEI MUITO INTERESSANTE , DELICADO! PARABÉNS!

    Responder
  5. Adriana Miranda

    Adorei estes arranjos…vcs não daria aulas …???? Lindos !!!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>