Alivie o Estresse no Dia a Dia com o Jardim Zen

Alivie o Estresse no Dia a Dia com o Jardim Zen

O Jardim Zen é uma ótima alternativa para quem procura um lugar para descansar e meditar. Saiba mais sobre este tipo de jardim e aprenda como fazer um na sua casa!

O Jardim Zen, ou Jardim Japonês, surgiu no Japão, na metade do século I d.C., como um local de descanso e meditação. Com a chegada do Budismo no país, esses jardins passaram a ser feitos de acordo com a filosofia zen, com o objetivo de reproduzir os elementos da natureza.

Hoje, esse tipo de jardim é comum em muitas casas e escritórios para trazer paz e tranquilidade ao local. Ele pode ocupar desde um grande espaço, como quintais de casas ou terrenos inteiros, como também ser feitos em forma de miniatura, em pequenas caixas de madeira. Independentemente do tamanho, o importante é que remeta à simplicidade e à calma.

Jardim Zen

Créditos da Imagem: Pixabay

Como montar um Jardim Zen em miniatura

Para montar um Jardim Zen é necessário contar com areia, gravilha, pedras, um ancinho e uma caixa de madeira. Antes de tudo, escolha o formato do jardim e o espaço onde ele vai ficar. Como a intenção é que o ambiente seja para relaxar, é indicado montá-lo em uma parte da casa que não tenha tanta movimentação. O local onde a areia será colocada representa o mundo, enquanto os demais elementos são seus componentes.

Com o ancinho, você pode representar o movimento das águas. Faça movimentos sobre a areia, que podem ser em torno das pedras ou nas laterais. Esses desenhos darão movimento e charme ao jardim. Desenhos compridos e curvos remetem às águas agitadas, já linhas retas lembram calmaria e tranquilidade.

Jardim Zen

Créditos da Imagem: Pixabay

Pequeno Jardim Zen em casa

Selecione o espaço, retire todo o mato ou erva-daninha que estiver na superfície e preencha-o com areia, que vai representar o mar, relacionado à paz e à tranquilidade do espírito e da mente. Caso ache necessário, inclua gravilha para dar maior consistência.

Depois, coloque as pedras, que simbolizam as rochas e ilhas nas quais as ondas batem, representando movimento e continuidade. A dica é não exagerar no número de pedras para que o seu Jardim Zen não fique muito carregado. Segundo a tradição, a quantidade deve ser sempre ímpar e não deve ser disposta de forma simétrica.

Jardim Zen

Créditos da Imagem: Pixabay

Para completar o jardim, é possível colocar plantas e flores, preferencialmente espécies comuns na filosofia oriental, como cerejeiras, magnólia, azaleias e pequenos arbustos. Como a característica principal é a simplicidade, não é recomendado colocar muitas espécies.

Para dar um toque de mistério ao Jardim Zen, a sugestão é colocar luzes e sombras em alguns pontos. Velas também geram um lindo efeito, sobretudo à noite.

E aí? Está pronto para montar seu Jardim Zen e aliviar o estresse no dia a dia? Para ter mais dicas continue acompanhando o nosso blog e fique de olho nas novidades em nosso site!

Você também vai gostar de:

  1. Decore seu Jardim com Flores e Fontes
  2. Jardim Sustentável – Saiba como Colocar essa Ideia em Prática
0 Comentário(s)

  1. Tudo muito Belo Amei! Obrigado! Estou Maravilhada com tanta beleza!

  2. franklin macedo de medeiros disse:

    Parabéns! explicado e feito com carinho.

Matérias relacionadas