Mais Vida Para o Seu Jardim

4/12/2017

O jardim doméstico proporciona beleza e alegria para as casas, permitindo que os moradores tenham um contato direto com a natureza. E as plantas e flores coloridas ajudam a compor esse ambiente, que pode ganhar ainda mais vida com insetos e animais inofensivos aos vegetais.

Para atraí-los, basta escolher as plantas certas. Então, se você deseja ter um cantinho na sua casa bem colorido, relaxante e até com o canto de pássaros, veja algumas dicas sobre o assunto.

beija-flor-no-jardim

Imagem de: pixabay.com

Flores para atrair insetos

Borboletas e joaninhas costumam aparecer naturalmente no campo, local em que a flora é bastante variada. No entanto, quando o jardim está na zona urbana, são necessárias algumas estratégias especiais para atraí-las.

As borboletas gostam de flores que têm néctar, pois se alimentam dessa substância. Entre as melhores opções estão:

Em locais pequenos, deve-se privilegiar o plantio de uma espécie com a floração mais densa para atrair o inseto.

Joaninhas

As joaninhas são conhecidas por trazer bons presságios. Mas, em um jardim, têm funções que vão além da boa sorte e da beleza. Esses insetos também ajudam a cuidar das plantas, pois comem algumas pragas, como os pulgões e a mosca-branca.

Como gostam de flores que têm grande quantidade de pólen e que guardam água no interior, uma boa alternativa é cultivar tulipas e lírios. Essas espécies servem de abrigo para as joaninhas no verão.

Outras plantas como a erva-doce, o dente-de-leão e o cominho também atraem esses belos insetos.

Flores que agradam beija-flores

Os beija-flores, por sua vez, gostam do pólen de algumas flores e se sentem atraídos principalmente por aquelas que apresentam coloração vermelha, amarela, laranja, branca ou roxa. Alguns exemplos são:

  • malvavisco;
  • camarão-amarelo;
  • camarão-vermelho;
  • escova-de-macaco;
  • brinco-de-princesa;
  • mimo-de-vênus.
Plante mimo-de-venus no jardim e atraia beija-flor

Imagem de: pixabay.com

Para manter a ave no jardim o ano todo, a dica é plantar espécies que floresçam em estações diferentes e flores que durem mais tempo.

Outros pássaros, como o corruíra, o periquito-verde e o joão-de-barro, também podem embelezar o local. Basta cultivar plantas que forneçam alimento, abrigo e material para construção dos ninhos.

Dicas para ter um jardim com borboletas

Para ter um jardim de borboletas você também pode colocar pedaços de frutas, como melão, melancia e banana, em um recipiente e borrifá-los com água ao longo do dia.

Lembre-se de que esses belos bichinhos tendem a aparecer em dias ensolarados. Por isso, se o objetivo é tê-los constantemente no espaço, o ideal é mesclar árvores frutíferas com plantas que ofereçam néctar e que sirvam como hospedeiras para as lagartas. Desse modo, cria-se um habitat natural e adequado a elas.

borboleta-jardim

Imagem de: pixabay.com

Seguindo essas dicas seu jardim ficará mais belo e cheio de vida! Se quiser comprar as flores certas para compor esse cantinho da casa, acesse a loja virtual da Giuliana Flores, que tem diversas opções!

Você também vai gostar de:

1. Confira Ideias de Jardim Familiar
2. Faça um Jardim Vertical com Materiais Recicláveis
3. Confira Dicas para Deixar seu Jardim com Decoração Rústica

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

2 Comentários para “Mais Vida Para o Seu Jardim”

  1. Chris Lemos

    Amei!
    Será meu primeiro jardim!
    Seu blog perfeito me inspirou.
    Jardim das cores,será o meu !
    Grata.
    Chris

    Responder
  2. Aline Galvao Sobrinha

    Tentarei seguir seus conselhos, interessantissimas suas sugestoes
    GRATA.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>