Quais São os Principais Benefícios da Aromaterapia?

11/05/2020

Você já ouviu falar sobre os benefícios da aromaterapia? Afinal, o que é essa prática? A aromaterapia faz parte da medicina holística — composta por técnicas orientais chinesa e ayurveda — e vem ganhando cada vez mais adeptos no ocidente. 

Por meio de aromas específicos, extraídos de flores, plantas e vegetais, proporcionam diversos efeitos positivos no estado físico, mental e emocional humano. Conheça um pouco sobre a técnica no artigo! 

Como funciona a aromaterapia?

Esse tipo de tratamento, que faz parte da fitoterapia, se baseia no conceito de que um aroma pode ativar determinada área do cérebro e fazer com que ele trabalhe para a cura de um problema específico.

A terapia holística acredita que as doenças físicas são retratos de problemas  enraizados no estado emocional e energético, por isso, atua no corpo como um todo e não em determinadas áreas.

A aromaterapia acredita que um aroma específico pode ativar determinada área do cérebro.

A aromaterapia acredita que um aroma específico pode ativar determinada área do cérebro.

Os óleos essenciais da aromaterapia são extraídos diretamente da natureza e formam um composto bastante concentrado que pode ser inalado por um difusor de ambientes. 

As vibrações que chegam do olfato são interpretadas pelo cérebro de forma rápida. Isso se deve a ligação que existe entre o sentido e a memória emocional. Por isso, os sintomas causados por problemas psicossomáticos, isto é, de natureza psicológica, são resolvidos logo após o início do tratamento aromático.

Quais os benefícios da aromaterapia?

Os benefícios da aromaterapia são muitos, porém, é importante dizer que a prática deve ser aplicada corretamente por um profissional adequado. Só assim será possível garantir os efeitos benéficos da terapia.

Quem deseja atuar nessa área deve ter formação em algum dos cursos especializados de naturopatia, homeopatia, biologia, farmácia e até mesmo psicologia. 

Entre os principais benefícios da aromaterapia estão:

  • relaxamento;
  • diminuição das dores físicas;
  • controle da hipertensão;
  • melhora na função cardiorrespiratória;
  • sensação de bem-estar;
  • plenitude do ser.

Além desses, há outros benefícios ligados à aparência estética, como pele mais viçosa, diminuição da acne e manchas. 

2 flores com cheiros poderosos

Entre todas as flores existentes na natureza, a Giuliana Flores selecionou duas que trazem efeitos incríveis e bastante positivos para o bem-estar humano, são elas:

Lírios

Os lírios são verdadeiros purificadores de ambiente. É ótimo tê-los em casa para eliminar tóxicas ruins, negatividade e más vibrações. Se quer uma dica, deixe um belo arranjo com a espécie na sala ou no hall de entrada da casa. Dessa forma, a energia da rua não entrará para dentro dos cômodos. 

Cravos

A Flor de Júpiter é famosa pelo seu cheiro exótico e sua beleza ímpar. Você sabia que o cheiro dos cravos pode chegar até um metro de distância? Seu perfume forte e poderoso faz relembrarmos da importância da natureza em nossas vidas. 

Gostou do artigo? Para outras curiosidades como essa, fique atento aos conteúdos do blog Giuliana Flores

Você também vai gostar de:

  1. Plantas que Ajudam a Saúde — 4 Flores que Melhoram o Bem-Estar
  2. Conheça Qual É a Flor de Cada Signo!
  3. O Poder das Flores — Descubra Quais Melhoram o Estado Emocional e Decore sua Casa

 

Compartilhe este artigo

Um comentário para “Quais São os Principais Benefícios da Aromaterapia?”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>