Conheça o Charme do Ipê-de-jardim
Ideal para enfeitar jardins com sua florada mais intensa nos meses quentes, o Ipê-de-jardim é uma belíssima planta. Conheça os cuidados de cultivo e plantio e encante-se você também!
Provavelmente você já se deparou com essa linda planta. O Ipê-de-jardim é visto facilmente em ruas e grandes jardins, já que são perfeitos como grandes adornos pela belíssima floração amarela. Necessita de cuidados simples para que floreie o ano inteiro. Conheça o charme do Ipê-de-jardim no post a seguir!
Origem
Com o nome científico de Tecoma Stans, o Ipê-de-jardim é conhecido popularmente como: sinos-amarelos, ipêzinho-de-jardim, ipê-mirim, ipê-amarelo-de-jardim, guarã-guarã, carobinha, bignônia-amarela e amarelinho.
Esta planta sobrevive nos climas tropical, subtropical, oceânico e equatorial e é originária do México, Estados Unidos, América do Sul e América do Norte.
Características
Rústico, o Ipê-de-jardim pode atingir de 4 a 6 metros de altura, requer sol pleno, solo fértil – enriquecido com matéria orgânica – e regas nos períodos secos. Tolera geadas e propaga-se por sementes e estaquia.
Perene, ou seja, bastante durável, contém folhas com bordas serrilhadas e flores tubulares, amarelas, semelhantes às do ipê-amarelo. A florada é mais intensa nos meses mais quentes, no entanto pode permanecer também no outono.
Apesar de ornamental, o ipê-de-jardim é considerado perigoso. Trata-se de uma planta invasora, que inutiliza pastagens e prejudica a regeneração de espaços degradados. Isso ocorre devido à sua imensa capacidade de gerar sementes viáveis e ao seu desenvolvimento rápido. Por essa razão, deve-se tomar cuidado para que as sementes não se espalhem muito. Descubra a seguir como plantar e cuidar dessa planta!
Cuidados e cultivo do Ipê-de-jardim
- Como foi dito acima, o Ipê-de-jardim requer sol pleno. Assim, busque por um local ensolarado e bastante drenado para o cultivo;
- Devido a seu porte pequeno, o cultivo é recomendado na arborização de jardins e de zona urbana;
- O melhor clima para plantio é o quente e úmido;
- Quanto à poda, a espécie aceita bem. Quem pretende conduzi-la como arvoreta – um pouco maior que um arbusto –, precisa fazer podas de formação. Para isso, corte brotações laterais e deixe o principal. Um bom período para cortar o ipê é em janeiro. Com florada abundante e raízes não agressivas, é uma espécie que rebrota rapidamente após as podas;
- Se a planta for jovem, deve-se conservar o solo úmido, mas não muito molhado. O indicado é regar duas vezes por semana. Se for adulta, procure regar apenas em períodos de estiagem de longa duração;
- Seu cultivo não requer grandes esforços. Basta fornecer solos com boa drenagem, do tipo areno-argiloso. Faça uma cova de 40×40 e, com a terra retirada, misture 10 colheres de sopa de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), fórmula 04-14-08;
- Procure deixar um bom espaço para a planta. Pois, por ser um perene, o Ipê-de-jardim acaba não sendo uma boa opção para canteiros de flores. Desse modo, o indicado é que se faça o cultivo mais ao fundo do canteiro.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Ipê-de-jardim? Se você adora toques florais e arborizados dentro de casa, conheça outros tipos de flores em nosso site! Além de belíssimas decorações, elas podem ser usadas também para presentear alguém especial!
4 Comentário(s)
Amo florers,amei seu blog………..
tenho um ipezinho de jardim ele ta plantado no chao so que nao flore so fica a arvinha o que eu faço
Tenho um ipê plantado em um vaso a mais ou menos uns sete anos, mas esse não da flores e nem galhos, só folhas. Sera que tem algum tipo de nutriente que tenho que colocar? Qual o mais indicado?
Gosto de saber sobre a nossa flora amo flores, sou apaixonada po orquídeas