Mês do Leitor – Conheça a Origem das Flores Mais Populares

Mês do Leitor – Conheça a Origem das Flores Mais Populares

Dotadas de uma beleza fascinante e um perfume encantador, confira em nosso post como se deu a origem das flores mais populares do mundo.

Dotadas de grande beleza e um delicioso perfume, as flores encantas os seres humanos desde os seus primeiros passos na terra. Desde as civilizações mais antigas e possível encontrar provas históricas do fascínio que elas causaram e continuam causando em todos. Mas você sabe qual a origem das flores mais populares?

Rosas

De origem asiática, há registros históricos da presença dessa flor há mais de quatro mil anos antes de Cristo. Algumas das civilizações mais antigas, como a egípcia, babilônica e assíria já utilizavam rosas como item de decoração, além de aproveitá-las em banhos de imersão. Porém, fósseis provam que em uma forma selvagem das rosas datam de 35 milhões de anos.

Margarida

Originária do hemisfério norte do globo, a flor pertence à família das Compostas, tendo como nome científico “Chrysanthemun leucanthemum”. O nome margarida vem do vocábulo latim “margarita”, cujo significado é perola, o que se deve a sua coloração alva. Já nos países de língua inglesa, a espécie é conhecida como “Daisy”, uma espécie de aliteração com base nas palavras “day’s eye” (olho de Deus), alusão ao fato dela se fechar durante o período noturno.

Violeta

Embora sua origem não seja um consenso entre os pesquisadores, acredita-se que ela tenha surgido na Europa Mediterrânica. Durante a Grécia Antiga, a violeta era a espécie favorita entre os gregos, pois era vista como o símbolo do amor entre Zeus e a sua sacerdotisa. Existem diversas variações da flor, sendo a violeta africana a que é encontrada no Brasil com mais facilidade.

Lírios

Acredita-se que a flor tenha surgido em alguma parte do hemisfério norte e depois se espalhou por todo o mundo. As espécies de lírios encontradas hoje em dia são híbridas, resultantes de um cruzamento entre diversas variedades da flor. Pertencentes as famílias do Liliáceas, ela está presente na cultura de praticamente todos os lugares do mundo.

Tulipas

Embora sejam um dos símbolos da Holanda, essas flores são originárias do Império Otomano, que ocupava a região que hoje é a Turquia. O nome Tulipa, vem do vocábulo, turco-otomano “Tulbend”, que significa turbante, já que seu formato lembra o adereço utilizado pelos homens do lugar.

Girassol

Originária da América Central, essa flor tem como nome científico “Helianthus annus”, que, literalmente, significa “flor do sol”. O nome popular também representa bem essa espécie que sempre está virada para onde está o sol.

Orquídea

Existem cerca de 24 mil espécies de orquídeas espalhadas pelo mundo, formando a maior família botânica existente. Após análise de um fóssil da planta encontrado na República Dominicana, foi constatado que essas flores já existiam em um período de 15 a 20 milhões de anos atrás. O espécime, preservado em âmbar, foi encontrado junto a uma espécie de abelha já extinta.

Gostou de saber a origem das flores mais populares? Visite o nosso site e encontre aquela que o deixou mais fascinado. 

Você também vai gostar de:

Mês do Leitor – Curiosidades Sobre as Rosas Azuis

Mês do Leitor -Quais Plantas Usar em Jardim de Inverno

Mês do Leitor – Quais plantas podemos ter dentro de casa?

1 Comentário(s)

  1. Daiane Dias Curvello disse:

    lindos aranjos

Matérias relacionadas