Saiba Tudo Sobre a Planta Celósia!

21/08/2019

Com aparência aveludada, formatos exóticos e cores intensas e diversificadas — a planta pode ser encontrada em tons vermelho, rosa, branco-creme, roxo, laranja e amarelo —, é impossível a celósia não atrair atenção em qualquer jardim. Também conhecida como crista-de-galo, seu nome vem do grego Keleos, que remete à sua aparência de chama.

Considerada a flor da fertilidade, se adéqua bem à nossa região, o que favorece o seu cultivo. Quer conhecer mais? Então continue lendo este artigo!

Características da celósia 

Existem cinco espécies de celósia, todas pertences à família Amaranthaceae. São: Celosia argentea, Celosia isertii DC Cidades, Celosia leptostachya Benth., Celosia odorata T. Cooke e Celosia trigyna L. Geralmente, alcança entre 30 cm e 60 cm de altura.

Com provável origem no continente africano, pode ser encontrada em regiões tropicais e subtropicais da Ásia e da América. Isso faz com que ela seja uma das poucas plantas com ciclo de vida anual que se adaptam perfeitamente ao verão. Ao mesmo tempo, não tolera temperaturas muito baixas.

Considerada uma planta de corte, é muito utilizada em arranjos florais. Isso não somente pela sua beleza exótica, como também pela durabilidade de suas inflorescências. Até mesmo após secarem, elas mantêm seu encanto. A planta também é uma das preferidas do paisagismo, pois seu formato diferenciado torna jardins e jardineiras mais charmosos.

Cultivo de celósia 

O plantio da celósia deve ser feito em solos com boa drenagem, como os arenosos, calcários ou argilosos. Coloque-as em locais iluminados e à meia sombra. Como tem um crescimento rápido (cerca de 60 a 90 dias após ser plantada), a semeadura deve ser feita durante a primavera para florescimento no verão. Elas ainda se adaptam bem tanto em jardins, quanto em vasos.

A celósia é uma planta relativamente resistente, característica que a torna fácil de ser cuidada. Ela deve ser podada e regada frequentemente. As folhas secas devem ser eliminadas e a terra permanecer sempre úmida. Atente-se, no entanto, para que ela não fique encharcada porque isso favorece a proliferação de micro-organismos.

Você pode transplantar as mudas assim que elas atingirem ente 5 cm e 8 cm de altura. O plantio deve ser feito a cerca de 0,5 cm de profundidade do solo. No entanto, com elas são sensíveis, melhor utilizar as sementes para obter novas plantas.

Encontre diversas espécies de plantas para cultivar na Giuliana Flores!

Você também vai gostar de: 

  1. Flores exóticas – conheça as que existem
  2. Conheça as principais plantas aquáticas
  3. Plantas para jardim: saiba como escolher

 

Compartilhe este artigo

4 Comentários para “Saiba Tudo Sobre a Planta Celósia!”

  1. Avatar
    Yasmin

    Estava estudando sobre essa planta e então estava com uma duvida e achei esse texto e tirei minha duvida!!muito bom??

    Responder
    • Avatar

      Olá Alexia! O ideal é manter o solo úmido sempre úmido, mas sem deixar a terra encharcada. A Celósia é uma flor que gosta muito de água.

      Beijos

      Responder
  2. Avatar
    JOSÉ BORGES

    Prezada Giuliana, boa tarde!

    Ganhei sementes e disseram que seria celosia. Plantei as sementes mas somente uma vingou. Em principio, como a haste subiu 80 cm, achei estranho. Então soltou um lindo pendão roxo bem no alto. Com o tempo formou outros pendões mais abaixo e a cor roxa foi enfraquecendo até sumir, enquanto os pendões se vergavam.

    A pessoa que me presentou faleceu e não encontrei a flor na internet, pelo nome celosia.

    Se for possível enviar uma foto para você me auxiliar a descobrir que flor é, fico agradecido.

    Att.

    José Borges

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>