Como Montar Um Jardim Em Apartamento

1/10/2015

Engana-se quem pensa ser impossível montar um jardim em apartamento. Com algumas técnicas e cuidados necessários, plantas de diversos tipos podem ser cultivadas em um cantinho todo especial, sendo para isso desnecessário dispor de um espaço muito grande.

jardim em apartamento

Jardim em varanda de apartamento – Fonte da Imagem: Dicas Femininas

Motivos para cultivar jardim em apartamento 

Os benefícios de cultivar plantas dentro de casa vão além de somente deixar o ambiente mais charmoso ou oferecer contato diário com a natureza. Tê-las por perto ajuda a melhorar a respiração, porque os vegetais aumentam a umidade do ar e produzem oxigênio, proporcionando mais bem-estar aos moradores. Como grande parte dos apartamentos fica em zona urbana, ter um jardim é uma ótima opção para diminuir os prejuízos da poluição à saúde.

Cultivá-las também é uma terapia, proporcionando momentos prazerosos a quem dedica um tempo de sua dia para isso. Além disso, o jardim pode receber assentos que o deixe mais aconchegante e possibilite aos moradores um momento de descanso e paz depois de um dia agitado em plena cidade grande.

jardim apartamento

Fonte da foto: Mundo das Tribos

Dicas para cultivar um lindo jardim em apartamento

O primeiro passo para cultivar um jardim em apartamento é escolher o local apropriado. Os que devem ser considerados são varanda e sala, porque são os ambientes em que a incidência de raios solares é maior. Feito isso,  procure plantas que se adaptem ao lugar em que serão dispostas. Cuidado com o tamanho do vaso e evite arbustos e árvores muito grandes, porque eles precisam de muito espaço e muitas espécies não permitem a poda.

jardim na varanda

Fonte da imagem: Pro Casa

As plantas mais recomendadas são samambaias, ficus, avencas, renda portuguesa e palmeiras, pois são fáceis de serem cultivadas e se adaptam facilmente a ambientes fechados. Já entre as flores, as opções para apartamento são violetas, azaleias, gérberas e lírio da paz que somente necessitam de luminosidade direta durante seis horas diárias.

jardim

Fonte da imagem: Morar Melhor

A opção mais prática é cultivar as plantas em vasos com esquema de escoamento de água adequado para garantir o seu desenvolvimento sem comprometer o imóvel. No entanto, se quiser algo mais elaborado, o recomendado é contratar um profissional especializado em projetos paisagistas, evitando problemas, como os relacionados à infiltração de água.

Jardim vertical para apartamentos menores

O jardim vertical é uma forma de cultivar plantas e otimizar o espaço ao mesmo tempo, sendo ideais para apartamentos menores. As plantas são colocadas na parede formando um lindo quadro verde que cai bem em vários ambientes do imóvel.

móvel jardim vertical

Fonte da imagem: TodaPerfeita

A base que recebe as plantas pode ser comprada em lojas especializadas. Esses móveis geralmente vêm com suportes para colocar os vasos ou apenas com faixas de madeira as quais permitem fixar ganchos e neles prender os cachepot.

Você mesmo pode criar essa estrutura utilizando pallets. Para isso, corte o material do tamanho e formato desejado e em seguida lixe-o e decore-o para pendurá-la na parede. Pregue ganchos para segurarem os vasinhos.

jardim vertical de pallets

Fonte da imagem: Gazeta do Povo

Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática e levar todos os benefícios e beleza que as plantas têm a oferecer para dentro de seu apartamento.

Você também vai gostar de:

  1. Flores na varanda do apartamento
  2. Decore seu jardim com flores e fontes
  3. Conheça as plantas para ambientes fechados

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>